O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6 |
Resumo: | No âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileiros |
id |
FCC-1_c40ffedb83537736396d9d5fd164c6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicasCoordenador PedagógicoFormação de ProfessoresPolítica EducacionaisNo âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileirosFundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 754-7711980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6/19Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Nigro de Souza Placco, VeraLucia Trevisan de Souza, VeraRamalho de Oliveira, Laurinda2023-11-13T12:22:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:22:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
title |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
spellingShingle |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas Maria Nigro de Souza Placco, Vera Coordenador Pedagógico Formação de Professores Política Educacionais |
title_short |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
title_full |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
title_fullStr |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
title_full_unstemmed |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
title_sort |
O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas |
author |
Maria Nigro de Souza Placco, Vera |
author_facet |
Maria Nigro de Souza Placco, Vera Lucia Trevisan de Souza, Vera Ramalho de Oliveira, Laurinda |
author_role |
author |
author2 |
Lucia Trevisan de Souza, Vera Ramalho de Oliveira, Laurinda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Nigro de Souza Placco, Vera Lucia Trevisan de Souza, Vera Ramalho de Oliveira, Laurinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Formação de Professores Política Educacionais |
topic |
Coordenador Pedagógico Formação de Professores Política Educacionais |
description |
No âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileiros |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6/19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 754-771 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 754-771 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330307991273472 |