Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307 |
Resumo: | O texto focaliza a proposta de relacionamento entre as três esferas de poder - União, estados e municípios - no provimento da qualidade da educação básica, que consta do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado pelo Ministério da Educação em 2007. Entre as esferas governamentais, ao longo das últimas décadas, são assinalados alguns avanços e desdobramentos nas relações, que devem culminar na construção do Sistema Nacional de Educação. Destaque é dado a alguns dos desafios decorrentes do compartilhamento da União nos acertos locais de elevação dos padrões de qualidade, sendo anotadas possíveis formas de regulação que a eles serão associadas. A definição de parâmetros para institucionalizar, em todo o país, o regime de colaboração e controle social da educação, é percebida como passível de transformar a educação escolar em eixo central de um projeto de Nação. |
id |
FCC-1_cea558fc951a4db45b889e36fbbcaafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/307 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda?Educação BásicaQualidade de EnsinoPolíticas EducacionaisSistema Nacional de Educação.O texto focaliza a proposta de relacionamento entre as três esferas de poder - União, estados e municípios - no provimento da qualidade da educação básica, que consta do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado pelo Ministério da Educação em 2007. Entre as esferas governamentais, ao longo das últimas décadas, são assinalados alguns avanços e desdobramentos nas relações, que devem culminar na construção do Sistema Nacional de Educação. Destaque é dado a alguns dos desafios decorrentes do compartilhamento da União nos acertos locais de elevação dos padrões de qualidade, sendo anotadas possíveis formas de regulação que a eles serão associadas. A definição de parâmetros para institucionalizar, em todo o país, o regime de colaboração e controle social da educação, é percebida como passível de transformar a educação escolar em eixo central de um projeto de Nação.Fundação Carlos Chagas2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 134 (2008); 305-318Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 134 (2008); 305-318Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 134 (2008); 305-318Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 134 (2008); 305-3181980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307/316Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Silke2023-11-06T15:32:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/307Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T15:32:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
title |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
spellingShingle |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? Weber, Silke Educação Básica Qualidade de Ensino Políticas Educacionais Sistema Nacional de Educação. |
title_short |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
title_full |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
title_fullStr |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
title_full_unstemmed |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
title_sort |
Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? |
author |
Weber, Silke |
author_facet |
Weber, Silke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Silke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Qualidade de Ensino Políticas Educacionais Sistema Nacional de Educação. |
topic |
Educação Básica Qualidade de Ensino Políticas Educacionais Sistema Nacional de Educação. |
description |
O texto focaliza a proposta de relacionamento entre as três esferas de poder - União, estados e municípios - no provimento da qualidade da educação básica, que consta do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado pelo Ministério da Educação em 2007. Entre as esferas governamentais, ao longo das últimas décadas, são assinalados alguns avanços e desdobramentos nas relações, que devem culminar na construção do Sistema Nacional de Educação. Destaque é dado a alguns dos desafios decorrentes do compartilhamento da União nos acertos locais de elevação dos padrões de qualidade, sendo anotadas possíveis formas de regulação que a eles serão associadas. A definição de parâmetros para institucionalizar, em todo o país, o regime de colaboração e controle social da educação, é percebida como passível de transformar a educação escolar em eixo central de um projeto de Nação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 134 (2008); 305-318 Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 134 (2008); 305-318 Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 134 (2008); 305-318 Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 134 (2008); 305-318 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308819648512 |