A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grigoli, Josefa A. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lima, Cláudia M, Teixeira, Leny R. M., Vasconcellos, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197
Resumo: O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.
id FCC-1_d8c0ce18580b0e4086139941151faf80
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/197
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedidaFormação ContínuaGestãoAdministração EscolarFormação de ProfessoresO trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 237-2561980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197/213Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrigoli, Josefa A. G.Lima, Cláudia MTeixeira, Leny R. M.Vasconcellos, Mônica2023-11-07T15:41:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/197Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:41:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
spellingShingle A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
Grigoli, Josefa A. G.
Formação Contínua
Gestão
Administração Escolar
Formação de Professores
title_short A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_full A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_fullStr A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_full_unstemmed A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
title_sort A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida
author Grigoli, Josefa A. G.
author_facet Grigoli, Josefa A. G.
Lima, Cláudia M
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
author_role author
author2 Lima, Cláudia M
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grigoli, Josefa A. G.
Lima, Cláudia M
Teixeira, Leny R. M.
Vasconcellos, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua
Gestão
Administração Escolar
Formação de Professores
topic Formação Contínua
Gestão
Administração Escolar
Formação de Professores
description O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 237-256
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 237-256
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 237-256
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308436918272