Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639 |
Resumo: | As discussões sobre o acesso à universidade refletem a perplexidade dos educadores em relação a problemática geral da educação brasileira. Os pontos nucleares desses debates incidem, geralmente, sobre os seguintes aspectos: a) o problema a ser realmente dimensionado e solucionado seria o do processo de seleção que ocorre a nível de 1º grau, pois tudo o mais, na crise geral da educação brasileira, decorria desse fato; b) o sistema educacional integra um macro-sistema que se acharia subordinado à pressão de forças econômicas que seriam as reais variáveis determinantes do acesso ao ensino em qualquer de seus níveis; c) o acesso à universidade far-se-ia por intermédio de um processo marginal - o vestibular - e traduziria, na verdade, a falência de toda a infra-estrutura do sistema educacional; d) o vestibular, apesar de usado pelos órgãos centrais da educação como instrumentos de pressão para promover mudanças e elevar o nível do ensino de 2º grau, não estaria alcançado esse objetivo e teria fracassado no seu objetivo maior: selecionar os melhores e mais capazes para a universidade. |
id |
FCC-1_e65518c7609df0c41305f1254c9c51b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1639 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superiorAcesso ao ensino superiorSistema de educaçãoConcurso VestibularAs discussões sobre o acesso à universidade refletem a perplexidade dos educadores em relação a problemática geral da educação brasileira. Os pontos nucleares desses debates incidem, geralmente, sobre os seguintes aspectos: a) o problema a ser realmente dimensionado e solucionado seria o do processo de seleção que ocorre a nível de 1º grau, pois tudo o mais, na crise geral da educação brasileira, decorria desse fato; b) o sistema educacional integra um macro-sistema que se acharia subordinado à pressão de forças econômicas que seriam as reais variáveis determinantes do acesso ao ensino em qualquer de seus níveis; c) o acesso à universidade far-se-ia por intermédio de um processo marginal - o vestibular - e traduziria, na verdade, a falência de toda a infra-estrutura do sistema educacional; d) o vestibular, apesar de usado pelos órgãos centrais da educação como instrumentos de pressão para promover mudanças e elevar o nível do ensino de 2º grau, não estaria alcançado esse objetivo e teria fracassado no seu objetivo maior: selecionar os melhores e mais capazes para a universidade.Fundação Carlos Chagas1980-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639Cadernos de Pesquisa; No. 34 (1980); 35-37Cadernos de Pesquisa; Núm. 34 (1980); 35-37Cadernos de Pesquisa; No. 34 (1980); 35-37Cadernos de Pesquisa; n. 34 (1980); 35-371980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639/1627Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Heraldo Marelim2023-02-15T13:42:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1639Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T13:42:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
title |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
spellingShingle |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior Vianna, Heraldo Marelim Acesso ao ensino superior Sistema de educação Concurso Vestibular |
title_short |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
title_full |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
title_fullStr |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
title_sort |
Processos alternativos de seleção para ingresso no ensino superior |
author |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_facet |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Heraldo Marelim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior Sistema de educação Concurso Vestibular |
topic |
Acesso ao ensino superior Sistema de educação Concurso Vestibular |
description |
As discussões sobre o acesso à universidade refletem a perplexidade dos educadores em relação a problemática geral da educação brasileira. Os pontos nucleares desses debates incidem, geralmente, sobre os seguintes aspectos: a) o problema a ser realmente dimensionado e solucionado seria o do processo de seleção que ocorre a nível de 1º grau, pois tudo o mais, na crise geral da educação brasileira, decorria desse fato; b) o sistema educacional integra um macro-sistema que se acharia subordinado à pressão de forças econômicas que seriam as reais variáveis determinantes do acesso ao ensino em qualquer de seus níveis; c) o acesso à universidade far-se-ia por intermédio de um processo marginal - o vestibular - e traduziria, na verdade, a falência de toda a infra-estrutura do sistema educacional; d) o vestibular, apesar de usado pelos órgãos centrais da educação como instrumentos de pressão para promover mudanças e elevar o nível do ensino de 2º grau, não estaria alcançado esse objetivo e teria fracassado no seu objetivo maior: selecionar os melhores e mais capazes para a universidade. |
publishDate |
1980 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1980-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1639/1627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 34 (1980); 35-37 Cadernos de Pesquisa; Núm. 34 (1980); 35-37 Cadernos de Pesquisa; No. 34 (1980); 35-37 Cadernos de Pesquisa; n. 34 (1980); 35-37 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313646243840 |