Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Manzolli, Maria Cecilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609
Resumo: Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.
id FCC-1_ec7e611ae8de9bc38b3a53a8fb6ff66b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1609
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"Práticas de ensinoPsicologiaPapel do professorEste estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.Fundação Carlos Chagas1981-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 14-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609/1596Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Zilma de Moraes Ramos deManzolli, Maria Cecilia2023-05-04T15:57:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1609Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-04T15:57:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
title Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
spellingShingle Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Práticas de ensino
Psicologia
Papel do professor
title_short Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
title_full Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
title_fullStr Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
title_full_unstemmed Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
title_sort Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"
author Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
author_facet Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Manzolli, Maria Cecilia
author_role author
author2 Manzolli, Maria Cecilia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
Manzolli, Maria Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de ensino
Psicologia
Papel do professor
topic Práticas de ensino
Psicologia
Papel do professor
description Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609/1596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25
Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 14-25
Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 14-25
Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 14-25
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313365225472