Memória, história e práticas escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735 |
Resumo: | O artigo tece considerações sobre experiência desenvolvida com professores de história e geografia da rede pública de ensino estadual paulista, em projeto intitulado Memória e História. O referido projeto teve uma trajetória que pode ser dividida em três etapas: a primeira, com início em 1989, voltado para o registro de bens de valores culturais na região de Bananal e Santo Antônio da Posse. Em seguida, foi desenvolvido em alguns bairros da capital e da Baixada Santista, envolvendo dezesseis escolas e aproximadamente 160 professores, destacando-se o trabalho realizado no bairro da Moóca sobre imigração italiana, registrado em vídeo. Finalmente, durante 1993, participaram do projeto, trezentos professores de 29 escolas das seguintes cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Sorocaba, Porto Feliz, Votorantim, Itu, Piedade, Pilar do sul, Iperó, São Roque, Santana do Parnaíba, Barueri e Pirapora do Bom Jesus. |
id |
FCC-1_f2bc595ffd71f4fb08c0209665321882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/735 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória, história e práticas escolaresCurrículosHistóriaMemóriaEducação ContinuadaO artigo tece considerações sobre experiência desenvolvida com professores de história e geografia da rede pública de ensino estadual paulista, em projeto intitulado Memória e História. O referido projeto teve uma trajetória que pode ser dividida em três etapas: a primeira, com início em 1989, voltado para o registro de bens de valores culturais na região de Bananal e Santo Antônio da Posse. Em seguida, foi desenvolvido em alguns bairros da capital e da Baixada Santista, envolvendo dezesseis escolas e aproximadamente 160 professores, destacando-se o trabalho realizado no bairro da Moóca sobre imigração italiana, registrado em vídeo. Finalmente, durante 1993, participaram do projeto, trezentos professores de 29 escolas das seguintes cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Sorocaba, Porto Feliz, Votorantim, Itu, Piedade, Pilar do sul, Iperó, São Roque, Santana do Parnaíba, Barueri e Pirapora do Bom Jesus.Fundação Carlos Chagas1998-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 150-163Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 150-163Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 150-163Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 150-1631980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735/749Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Angela Maria2023-10-25T15:28:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/735Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:28:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória, história e práticas escolares |
title |
Memória, história e práticas escolares |
spellingShingle |
Memória, história e práticas escolares Martins, Angela Maria Currículos História Memória Educação Continuada |
title_short |
Memória, história e práticas escolares |
title_full |
Memória, história e práticas escolares |
title_fullStr |
Memória, história e práticas escolares |
title_full_unstemmed |
Memória, história e práticas escolares |
title_sort |
Memória, história e práticas escolares |
author |
Martins, Angela Maria |
author_facet |
Martins, Angela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos História Memória Educação Continuada |
topic |
Currículos História Memória Educação Continuada |
description |
O artigo tece considerações sobre experiência desenvolvida com professores de história e geografia da rede pública de ensino estadual paulista, em projeto intitulado Memória e História. O referido projeto teve uma trajetória que pode ser dividida em três etapas: a primeira, com início em 1989, voltado para o registro de bens de valores culturais na região de Bananal e Santo Antônio da Posse. Em seguida, foi desenvolvido em alguns bairros da capital e da Baixada Santista, envolvendo dezesseis escolas e aproximadamente 160 professores, destacando-se o trabalho realizado no bairro da Moóca sobre imigração italiana, registrado em vídeo. Finalmente, durante 1993, participaram do projeto, trezentos professores de 29 escolas das seguintes cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo: Carapicuíba, Sorocaba, Porto Feliz, Votorantim, Itu, Piedade, Pilar do sul, Iperó, São Roque, Santana do Parnaíba, Barueri e Pirapora do Bom Jesus. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/735/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 150-163 Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 150-163 Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 150-163 Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 150-163 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310495272960 |