A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taille, Yves de la
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Flor, Cristiane Marx, Fevorini, Luciana Bittencour
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028
Resumo: Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.
id FCC-1_f70da688ef3d1e2221cf28ebb94b4187
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1028
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moralEnsino de 1º GrauObrigatoriedade de EnsinoDesenvolvimento MoralEste artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.Fundação Carlos Chagas1991-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028Cadernos de Pesquisa; No. 78 (1991); 27-39Cadernos de Pesquisa; Núm. 78 (1991); 27-39Cadernos de Pesquisa; No. 78 (1991); 27-39Cadernos de Pesquisa; n. 78 (1991); 27-391980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028/1036Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTaille, Yves de laFlor, Cristiane MarxFevorini, Luciana Bittencour2023-03-31T14:05:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1028Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T14:05:14Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
title A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
spellingShingle A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
Taille, Yves de la
Ensino de 1º Grau
Obrigatoriedade de Ensino
Desenvolvimento Moral
title_short A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
title_full A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
title_fullStr A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
title_full_unstemmed A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
title_sort A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral
author Taille, Yves de la
author_facet Taille, Yves de la
Flor, Cristiane Marx
Fevorini, Luciana Bittencour
author_role author
author2 Flor, Cristiane Marx
Fevorini, Luciana Bittencour
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taille, Yves de la
Flor, Cristiane Marx
Fevorini, Luciana Bittencour
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de 1º Grau
Obrigatoriedade de Ensino
Desenvolvimento Moral
topic Ensino de 1º Grau
Obrigatoriedade de Ensino
Desenvolvimento Moral
description Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 78 (1991); 27-39
Cadernos de Pesquisa; Núm. 78 (1991); 27-39
Cadernos de Pesquisa; No. 78 (1991); 27-39
Cadernos de Pesquisa; n. 78 (1991); 27-39
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311517634560