Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943
Resumo: Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.
id FCC-2_044c93dccad318f2ec686da0e95ec6a0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1943
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionadoRendimento EscolarFunção SocialQualidade do EnsinoProjeto GERES.Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194310.18222/eae235120121943Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 16-391984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943/1926Nascimento, Paulo A. Meyer M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1943Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
title Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
spellingShingle Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Rendimento Escolar
Função Social
Qualidade do Ensino
Projeto GERES.
title_short Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
title_full Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
title_fullStr Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
title_full_unstemmed Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
title_sort Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
author Nascimento, Paulo A. Meyer M.
author_facet Nascimento, Paulo A. Meyer M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Paulo A. Meyer M.
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento Escolar
Função Social
Qualidade do Ensino
Projeto GERES.
topic Rendimento Escolar
Função Social
Qualidade do Ensino
Projeto GERES.
description Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943
10.18222/eae235120121943
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943
identifier_str_mv 10.18222/eae235120121943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943/1926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 16-39
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 16-39
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 16-39
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419805511681