Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943 |
Resumo: | Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES. |
id |
FCC-2_044c93dccad318f2ec686da0e95ec6a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1943 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionadoRendimento EscolarFunção SocialQualidade do EnsinoProjeto GERES.Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/194310.18222/eae235120121943Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 16-39Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 16-391984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943/1926Nascimento, Paulo A. Meyer M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1943Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
title |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
spellingShingle |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado Nascimento, Paulo A. Meyer M. Rendimento Escolar Função Social Qualidade do Ensino Projeto GERES. |
title_short |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
title_full |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
title_fullStr |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
title_full_unstemmed |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
title_sort |
Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado |
author |
Nascimento, Paulo A. Meyer M. |
author_facet |
Nascimento, Paulo A. Meyer M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Paulo A. Meyer M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento Escolar Função Social Qualidade do Ensino Projeto GERES. |
topic |
Rendimento Escolar Função Social Qualidade do Ensino Projeto GERES. |
description |
Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943 10.18222/eae235120121943 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235120121943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1943/1926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 16-39 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 16-39 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 16-39 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 16-39 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419805511681 |