O professor e a avaliação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179
Resumo: O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.
id FCC-2_06c72044fe0f5ab1fbd64112157cbab3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2179
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O professor e a avaliação em sala de aulaAvaliação educacionalplanejamento do ensinoorientaçãoavaliação em processoensino/avaliaçãoO presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/217910.18222/eae02720032179Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 97-1141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179/2136Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2179Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e a avaliação em sala de aula
title O professor e a avaliação em sala de aula
spellingShingle O professor e a avaliação em sala de aula
Gatti, Bernardete A.
Avaliação educacional
planejamento do ensino
orientação
avaliação em processo
ensino/avaliação
title_short O professor e a avaliação em sala de aula
title_full O professor e a avaliação em sala de aula
title_fullStr O professor e a avaliação em sala de aula
title_full_unstemmed O professor e a avaliação em sala de aula
title_sort O professor e a avaliação em sala de aula
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
planejamento do ensino
orientação
avaliação em processo
ensino/avaliação
topic Avaliação educacional
planejamento do ensino
orientação
avaliação em processo
ensino/avaliação
description O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179
10.18222/eae02720032179
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179
identifier_str_mv 10.18222/eae02720032179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179/2136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 97-114
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114
Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 97-114
Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 97-114
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420686315520