O professor e a avaliação em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179 |
Resumo: | O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação. |
id |
FCC-2_06c72044fe0f5ab1fbd64112157cbab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2179 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor e a avaliação em sala de aulaAvaliação educacionalplanejamento do ensinoorientaçãoavaliação em processoensino/avaliaçãoO presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/217910.18222/eae02720032179Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 97-114Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 97-1141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179/2136Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2179Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e a avaliação em sala de aula |
title |
O professor e a avaliação em sala de aula |
spellingShingle |
O professor e a avaliação em sala de aula Gatti, Bernardete A. Avaliação educacional planejamento do ensino orientação avaliação em processo ensino/avaliação |
title_short |
O professor e a avaliação em sala de aula |
title_full |
O professor e a avaliação em sala de aula |
title_fullStr |
O professor e a avaliação em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O professor e a avaliação em sala de aula |
title_sort |
O professor e a avaliação em sala de aula |
author |
Gatti, Bernardete A. |
author_facet |
Gatti, Bernardete A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional planejamento do ensino orientação avaliação em processo ensino/avaliação |
topic |
Avaliação educacional planejamento do ensino orientação avaliação em processo ensino/avaliação |
description |
O presente artigo discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. A autora procura suprir deficiências apresentadas nos cursos de formação de professores e mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179 10.18222/eae02720032179 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02720032179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2179/2136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 97-114 Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 97-114 Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 97-114 Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 97-114 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420686315520 |