Avaliação de professores: um campo complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992 |
Resumo: | O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional. |
id |
FCC-2_a3e5607c6795d1b2850dae4a16f2f001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1992 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de professores: um campo complexoAvaliação de ProfessoresAvaliação ExternaAvaliação em ServiçoAvaliação ParticipativaO artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/199210.18222/eae224820111992Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 77-881984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992/1963Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1992Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de professores: um campo complexo |
title |
Avaliação de professores: um campo complexo |
spellingShingle |
Avaliação de professores: um campo complexo Gatti, Bernardete A. Avaliação de Professores Avaliação Externa Avaliação em Serviço Avaliação Participativa |
title_short |
Avaliação de professores: um campo complexo |
title_full |
Avaliação de professores: um campo complexo |
title_fullStr |
Avaliação de professores: um campo complexo |
title_full_unstemmed |
Avaliação de professores: um campo complexo |
title_sort |
Avaliação de professores: um campo complexo |
author |
Gatti, Bernardete A. |
author_facet |
Gatti, Bernardete A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Professores Avaliação Externa Avaliação em Serviço Avaliação Participativa |
topic |
Avaliação de Professores Avaliação Externa Avaliação em Serviço Avaliação Participativa |
description |
O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992 10.18222/eae224820111992 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224820111992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992/1963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 77-88 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 77-88 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 77-88 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i48 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419858989056 |