Avaliação de professores: um campo complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.
id FCC-2_a3e5607c6795d1b2850dae4a16f2f001
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1992
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação de professores: um campo complexoAvaliação de ProfessoresAvaliação ExternaAvaliação em ServiçoAvaliação ParticipativaO artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/199210.18222/eae224820111992Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 77-88Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 77-881984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992/1963Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1992Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de professores: um campo complexo
title Avaliação de professores: um campo complexo
spellingShingle Avaliação de professores: um campo complexo
Gatti, Bernardete A.
Avaliação de Professores
Avaliação Externa
Avaliação em Serviço
Avaliação Participativa
title_short Avaliação de professores: um campo complexo
title_full Avaliação de professores: um campo complexo
title_fullStr Avaliação de professores: um campo complexo
title_full_unstemmed Avaliação de professores: um campo complexo
title_sort Avaliação de professores: um campo complexo
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Professores
Avaliação Externa
Avaliação em Serviço
Avaliação Participativa
topic Avaliação de Professores
Avaliação Externa
Avaliação em Serviço
Avaliação Participativa
description O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992
10.18222/eae224820111992
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992
identifier_str_mv 10.18222/eae224820111992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1992/1963
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 77-88
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 77-88
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 77-88
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 77-88
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i48
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419858989056