Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB |
Resumo: | O presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFMG_059999e2a2418483ea9687d023bbee39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJEB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Beatriz Lopes FalcãoCristina Mara Moreira2019-08-11T11:52:49Z2019-08-11T11:52:49Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEBO presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAlunos AvaliaçãoAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemPlanejamentoProcesso ensino-aprendizagemQualidadeAvaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristina.pdfapplication/pdf281300https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/1/cristina.pdf1fb3645672463b0361e1d566a9c0ad31MD51TEXTcristina.pdf.txtcristina.pdf.txtExtracted texttext/plain86064https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/2/cristina.pdf.txt46d9f2dd8b02e1ba69d222d8b84fc7c6MD521843/BUBD-9WQJEB2019-11-14 03:47:58.641oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:47:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem Cristina Mara Moreira Avaliação da aprendizagem Planejamento Processo ensino-aprendizagem Qualidade Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Cristina Mara Moreira |
author_facet |
Cristina Mara Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Mara Moreira |
contributor_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Planejamento Processo ensino-aprendizagem Qualidade |
topic |
Avaliação da aprendizagem Planejamento Processo ensino-aprendizagem Qualidade Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Alunos Avaliação Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T11:52:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T11:52:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/1/cristina.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/2/cristina.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fb3645672463b0361e1d566a9c0ad31 46d9f2dd8b02e1ba69d222d8b84fc7c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589388974686208 |