Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Mara Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB
Resumo: O presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
id UFMG_059999e2a2418483ea9687d023bbee39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJEB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Lopes FalcãoCristina Mara Moreira2019-08-11T11:52:49Z2019-08-11T11:52:49Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEBO presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAlunos AvaliaçãoAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemPlanejamentoProcesso ensino-aprendizagemQualidadeAvaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcristina.pdfapplication/pdf281300https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/1/cristina.pdf1fb3645672463b0361e1d566a9c0ad31MD51TEXTcristina.pdf.txtcristina.pdf.txtExtracted texttext/plain86064https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/2/cristina.pdf.txt46d9f2dd8b02e1ba69d222d8b84fc7c6MD521843/BUBD-9WQJEB2019-11-14 03:47:58.641oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:47:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
title Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
Cristina Mara Moreira
Avaliação da aprendizagem
Planejamento
Processo ensino-aprendizagem
Qualidade
Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
title_short Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
title_full Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Avaliação: em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem
author Cristina Mara Moreira
author_facet Cristina Mara Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Mara Moreira
contributor_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Planejamento
Processo ensino-aprendizagem
Qualidade
topic Avaliação da aprendizagem
Planejamento
Processo ensino-aprendizagem
Qualidade
Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
description O presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem como um processo de desenvolvimento do educando que acontece no intuito de despertar uma consciência crítica em todos os envolvidos no processo educativo, objetivando a transformação, para que assim se cumpra a função básica da escola. Considerando a avaliação como um instrumento a serviço da aprendizagem e o elo mediador entre o planejamento, a reflexão e a ação, ela precisa ser significativa e um meio de auxílio: para o aluno, na evolução da sua aprendizagem; para o professor, como instrumento de investigação didática e avaliação do seu próprio trabalho. Pautado em uma construção conjunta, pretende este trabalho provocar uma reflexão sobre a avaliação e seu impacto nos resultados do conjunto escolar, bem como acerca de sua eficácia em prol da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:52:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJEB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/1/cristina.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJEB/2/cristina.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fb3645672463b0361e1d566a9c0ad31
46d9f2dd8b02e1ba69d222d8b84fc7c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589388974686208