Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo, Francisco Caloia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tortella, Jussara Cristina Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2726
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que visou a compreender a operacionalização da avaliação formativa na política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores em Angola. Coletaram-se os dados por meio de questionários a professores e alunos, entrevistas semipadronizadas a professores e observação de aulas, analisados em categorias de conteúdo e em tabelas, discutidos sob a abordagem quanti-quali. Revela-se que turmas numerosas e a falta de condições de trabalho dificultam a prática avaliativa dos professores; os participantes são desfavoráveis à política de avaliação por atribuir maior peso (60%) à prova de escola e menor peso (40%) às classificações atribuídas pelo professor; além do modelo de avaliação ser fortemente classificatório, os participantes se mostram favoráveis à avaliação formativa sempre classificatória.
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