Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016 |
Resumo: | A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas. |
id |
FCC-2_32b5f92d8bf5f80a92db11cb8637fbd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2016 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiênciaPolíticas EducacionaisAvaliação InstitucionalAuto-AvaliaçãoPortugalEscolasA centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201610.18222/eae214620102016Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 343-3611984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016/1976Afonso, Almerindo Janelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2016Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
title |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
spellingShingle |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência Afonso, Almerindo Janela Políticas Educacionais Avaliação Institucional Auto-Avaliação Portugal Escolas |
title_short |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
title_full |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
title_fullStr |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
title_sort |
Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência |
author |
Afonso, Almerindo Janela |
author_facet |
Afonso, Almerindo Janela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Almerindo Janela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Avaliação Institucional Auto-Avaliação Portugal Escolas |
topic |
Políticas Educacionais Avaliação Institucional Auto-Avaliação Portugal Escolas |
description |
A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016 10.18222/eae214620102016 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214620102016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016/1976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 343-361 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 343-361 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 343-361 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419876814848 |