Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Almerindo Janela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016
Resumo: A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas.
id FCC-2_32b5f92d8bf5f80a92db11cb8637fbd4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2016
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiênciaPolíticas EducacionaisAvaliação InstitucionalAuto-AvaliaçãoPortugalEscolasA centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201610.18222/eae214620102016Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 343-361Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 343-3611984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016/1976Afonso, Almerindo Janelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2016Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
title Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
spellingShingle Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
Afonso, Almerindo Janela
Políticas Educacionais
Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Portugal
Escolas
title_short Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
title_full Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
title_fullStr Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
title_full_unstemmed Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
title_sort Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência
author Afonso, Almerindo Janela
author_facet Afonso, Almerindo Janela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Almerindo Janela
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Portugal
Escolas
topic Políticas Educacionais
Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Portugal
Escolas
description A centralidade que a avaliação tem vindo a assumir nas últimas décadas, em múltiplos contextos nacionais, não dá sinais de declínio e, pelo contrário, parece expandir-se para domínios muito diferentes, para além do campo da educação. A avaliação institucional das escolas ou, simplesmente, a avaliação das escolas, inscrevendo-se num ímpeto avaliador que tem sido impulsionado, entre outros, por factores político-ideológicos, educacionais, económicos e culturais, pode ser referenciada, consoante os casos, a modelos e experiências diversos que estão, eles próprios, em etapas de implementação e consolidação muito distintas. No caso português, a avaliação das escolas começou por ter alguma visibilidade ao longo da década de noventa, nomeadamente com o Observatório da Qualidade da Escola, tendo evoluído discretamente até conseguir algum impacto na década seguinte com o programa de Avaliação Integrada das Escolas. Actualmente, está em curso a concretização de um outro modelo, designado de Avaliação Externa das Escolas, em que todos os estabelecimentos de ensino estatais foram, ou serão ainda, incluídos neste mesmo ciclo avaliativo (2006-2011). Partindo desta experiência, o artigo faz um enquadramento sucinto e uma reflexão crítica sobre a componente de auto-avaliação do modelo actual de avaliação institucional das escolas portuguesas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016
10.18222/eae214620102016
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016
identifier_str_mv 10.18222/eae214620102016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2016/1976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 343-361
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 343-361
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 343-361
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 343-361
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419876814848