Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2108 |
Resumo: | A avaliação formativa pressupõe a utilização de informações coletadas pelos professores para regular as aprendizagens em curso. Ela traz, portanto, em seu bojo a compreensão do valor pedagógico do erro. O objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa, referenciando-se na abordagem do erro e na conseqüente regulação das aprendizagens. Para o desenvolvimento dessa pesquisa elegeu-se a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso etnográfico. A averiguação foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em bairro próximo à região central de Londrina, Paraná. Participaram da investigação cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram efetivados: observação participante, entrevista semi-estruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação e orientaram o delineamento das categorias de análise. O estudo dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, porque compromissadas com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso. O erro, portanto, assume função pedagógica, balizando e orientando o trabalho docente, ao sinalizar para as inconcretudes e inacabamentos ainda presentes no processo de aprendizagem. |
id |
FCC-2_34d0cc024bb89238e932df6a0f1cec2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2108 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docenteAvaliação Da AprendizagemErro ConstrutivoFormação DocenteA avaliação formativa pressupõe a utilização de informações coletadas pelos professores para regular as aprendizagens em curso. Ela traz, portanto, em seu bojo a compreensão do valor pedagógico do erro. O objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa, referenciando-se na abordagem do erro e na conseqüente regulação das aprendizagens. Para o desenvolvimento dessa pesquisa elegeu-se a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso etnográfico. A averiguação foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em bairro próximo à região central de Londrina, Paraná. Participaram da investigação cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram efetivados: observação participante, entrevista semi-estruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação e orientaram o delineamento das categorias de análise. O estudo dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, porque compromissadas com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso. O erro, portanto, assume função pedagógica, balizando e orientando o trabalho docente, ao sinalizar para as inconcretudes e inacabamentos ainda presentes no processo de aprendizagem.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/210810.18222/eae173520062108Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 49-68Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 49-68Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 49-68Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 49-68Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 49-681984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2108/2066Ruy, Raquel CalilSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2108Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
title |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
spellingShingle |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente Ruy, Raquel Calil Avaliação Da Aprendizagem Erro Construtivo Formação Docente |
title_short |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
title_full |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
title_fullStr |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
title_sort |
Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente |
author |
Ruy, Raquel Calil |
author_facet |
Ruy, Raquel Calil Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruy, Raquel Calil Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Erro Construtivo Formação Docente |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Erro Construtivo Formação Docente |
description |
A avaliação formativa pressupõe a utilização de informações coletadas pelos professores para regular as aprendizagens em curso. Ela traz, portanto, em seu bojo a compreensão do valor pedagógico do erro. O objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa, referenciando-se na abordagem do erro e na conseqüente regulação das aprendizagens. Para o desenvolvimento dessa pesquisa elegeu-se a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso etnográfico. A averiguação foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em bairro próximo à região central de Londrina, Paraná. Participaram da investigação cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram efetivados: observação participante, entrevista semi-estruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação e orientaram o delineamento das categorias de análise. O estudo dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, porque compromissadas com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso. O erro, portanto, assume função pedagógica, balizando e orientando o trabalho docente, ao sinalizar para as inconcretudes e inacabamentos ainda presentes no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2108 10.18222/eae173520062108 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2108 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173520062108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2108/2066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 49-68 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 49-68 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 49-68 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 49-68 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 49-68 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420294148096 |