Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164 |
Resumo: | O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões. |
id |
FCC-2_38e76018e87213b687e04156e2813014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2164 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivoAvaliação Da AprendizagemEnsino SuperiorConcepção E Ação DocentePortfólioO presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216410.18222/eae02920042164Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 169-190Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 169-1901984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164/2121Albertino, Fátima Maria de FreitasSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2164Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
title |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo Albertino, Fátima Maria de Freitas Avaliação Da Aprendizagem Ensino Superior Concepção E Ação Docente Portfólio |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo |
author |
Albertino, Fátima Maria de Freitas |
author_facet |
Albertino, Fátima Maria de Freitas Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albertino, Fátima Maria de Freitas Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Ensino Superior Concepção E Ação Docente Portfólio |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Ensino Superior Concepção E Ação Docente Portfólio |
description |
O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164 10.18222/eae02920042164 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02920042164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2164/2121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 169-190 Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 169-190 Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 169-190 Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 169-190 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420664295424 |