Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212
Resumo: Este texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999).
id FCC-2_3a1716d0e0b455604f288086f37c0bb7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2212
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógicoAvaliação da AprendizagemAvaliação da EducaçãoDesempenhoAlunosProfessoresEste texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999).Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221210.18222/eae02320012212Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 137-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212/2170Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2212Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:51Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
title Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
spellingShingle Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Desempenho
Alunos
Professores
title_short Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
title_full Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
title_fullStr Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
title_sort Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
author Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_facet Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Desempenho
Alunos
Professores
topic Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Desempenho
Alunos
Professores
description Este texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999).
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212
10.18222/eae02320012212
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212
identifier_str_mv 10.18222/eae02320012212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212/2170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 137-152
Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 137-152
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420734550016