Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212 |
Resumo: | Este texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999). |
id |
FCC-2_3a1716d0e0b455604f288086f37c0bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2212 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógicoAvaliação da AprendizagemAvaliação da EducaçãoDesempenhoAlunosProfessoresEste texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999).Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221210.18222/eae02320012212Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 137-152Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 137-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212/2170Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2212Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:51Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
title |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
spellingShingle |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico Villas Boas, Benigna Maria de Freitas Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Desempenho Alunos Professores |
title_short |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
title_full |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
title_fullStr |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
title_full_unstemmed |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
title_sort |
Contribuição do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico |
author |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_facet |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Desempenho Alunos Professores |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Educação Desempenho Alunos Professores |
description |
Este texto relata a organização do trabalho desenvolvido na disciplina Avaliação da Aprendizagem, do Curso de Pedagogia da UnB, adotando-se como eixo norteador o porta-fólio. O trabalho da disciplina enfrenta o seguinte desafio: possibilitar aos alunos estudar, pesquisar e analisar a avaliação que defendemos e, ao mesmo tempo, praticá-la de forma convencional, isto é, para aprovar ou reprovar os alunos, ou vivenciar e construir, juntamente com eles, práticas avaliativas que apoiem a sua aprendizagem e os ajudem a selecionar as que poderão utilizar quando estiverem atuando em escolas. Pensando nisso é que se introduziu a construção do porta-fólio por aluno, com o propósito de preparação dos futuros profissionais para uma prática reflexiva, em todas as dimensões do trabalho escolar. O porta-fólio tem possibilitado a prática da co-responsabilidade (professora e alunos) no desenvolvimento das atividades e das práticas avaliativas e tem se “constituído um exemplo vivo de que a avaliação pode ser um processo prazeroso e construtivo para o aluno, servindo-lhe, inclusive, como ferramenta para se auto-avaliar, visto ser um instrumento que traduz a subjetividade de cada um” (aluna da disciplina, 1999). |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212 10.18222/eae02320012212 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02320012212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2212/2170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 137-152 Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 137-152 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420734550016 |