A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2048
Resumo: O trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.
id FCC-2_49c859807001a9b3b12a91de5fb2bb51
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2048
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superiorEnsino SuperiorCurrículosProfessoresAvaliaçãoO trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204810.18222/eae204320092048Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 257-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 257-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 257-272Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 257-272Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 257-2721984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2048/2007Martins, Maria Angélica Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2048Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
title A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
spellingShingle A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
Martins, Maria Angélica Rodrigues
Ensino Superior
Currículos
Professores
Avaliação
title_short A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
title_full A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
title_fullStr A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
title_full_unstemmed A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
title_sort A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior
author Martins, Maria Angélica Rodrigues
author_facet Martins, Maria Angélica Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Angélica Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Currículos
Professores
Avaliação
topic Ensino Superior
Currículos
Professores
Avaliação
description O trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2048
10.18222/eae204320092048
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2048
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2048/2007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 257-272
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 257-272
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 257-272
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 257-272
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 257-272
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420212359168