Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carminatti, Simone Soares Haas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges, Martha Kaschny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935
Resumo: O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.
id FCC-2_4e9698c48558542f4d3f227daa993914
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1935
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidadeEducaçãoAvaliação da AprendizagemPrática de EnsinoO presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193510.18222/eae235220121935Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 160-1781984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935/1918Carminatti, Simone Soares HaasBorges, Martha Kaschnyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1935Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
title Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
spellingShingle Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
Carminatti, Simone Soares Haas
Educação
Avaliação da Aprendizagem
Prática de Ensino
title_short Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
title_full Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
title_fullStr Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
title_full_unstemmed Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
title_sort Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
author Carminatti, Simone Soares Haas
author_facet Carminatti, Simone Soares Haas
Borges, Martha Kaschny
author_role author
author2 Borges, Martha Kaschny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carminatti, Simone Soares Haas
Borges, Martha Kaschny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação da Aprendizagem
Prática de Ensino
topic Educação
Avaliação da Aprendizagem
Prática de Ensino
description O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935
10.18222/eae235220121935
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935/1918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 160-178
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 160-178
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 160-178
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419797123072