Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935 |
Resumo: | O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna. |
id |
FCC-2_4e9698c48558542f4d3f227daa993914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1935 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidadeEducaçãoAvaliação da AprendizagemPrática de EnsinoO presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193510.18222/eae235220121935Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 160-178Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 160-1781984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935/1918Carminatti, Simone Soares HaasBorges, Martha Kaschnyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1935Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
title |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
spellingShingle |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade Carminatti, Simone Soares Haas Educação Avaliação da Aprendizagem Prática de Ensino |
title_short |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
title_full |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
title_fullStr |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
title_sort |
Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade |
author |
Carminatti, Simone Soares Haas |
author_facet |
Carminatti, Simone Soares Haas Borges, Martha Kaschny |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Martha Kaschny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carminatti, Simone Soares Haas Borges, Martha Kaschny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação da Aprendizagem Prática de Ensino |
topic |
Educação Avaliação da Aprendizagem Prática de Ensino |
description |
O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935 10.18222/eae235220121935 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1935/1918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 160-178 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 160-178 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 160-178 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 160-178 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419797123072 |