Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112 |
Resumo: | Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa. |
id |
FCC-2_529e270e8b6e6f876b5a1a62ea0b9d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2112 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicosAvaliação Da AprendizagemPráticas Avaliativas PositivasEnsino SuperiorMetodologia Da ProblematizaçãoEste artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211210.18222/eae173520062112Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 135-158Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 135-1581984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112/2070Berbel, Neusi Aparecida NavasOliveira, Cláudia Chueire deMaura Maria, Maura Maria Moritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2112Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
title |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
spellingShingle |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos Berbel, Neusi Aparecida Navas Avaliação Da Aprendizagem Práticas Avaliativas Positivas Ensino Superior Metodologia Da Problematização |
title_short |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
title_full |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
title_fullStr |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
title_sort |
Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos |
author |
Berbel, Neusi Aparecida Navas |
author_facet |
Berbel, Neusi Aparecida Navas Oliveira, Cláudia Chueire de Maura Maria, Maura Maria Morita |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cláudia Chueire de Maura Maria, Maura Maria Morita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berbel, Neusi Aparecida Navas Oliveira, Cláudia Chueire de Maura Maria, Maura Maria Morita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Práticas Avaliativas Positivas Ensino Superior Metodologia Da Problematização |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Práticas Avaliativas Positivas Ensino Superior Metodologia Da Problematização |
description |
Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112 10.18222/eae173520062112 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173520062112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2112/2070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 135-158 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 135-158 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 135-158 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 135-158 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420299390976 |