Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2092 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação feita por professores do ensino fundamental (com habilitação em nível médio) acerca de um curso de formação superior, em nível de licenciatura, até então inédito no país. O Programa de Educação Continuada/Formação Universitária (PEC/FU) foi desenvolvido de modo presencial, utilizando diferentes mídias interativas: videoconferências, teleconferências, trabalho monitorado, vivências educadoras e oficinas culturais. Para avaliar a opinião dos alunos sobre o curso, uma série de estudos foi realizada. Descrevem-se, aqui, apenas os resultados obtidos por meio de dois opinionários, compostos de questões fechadas, sobre a relação que os alunos-professores estabeleceram entre sua participação no Programa, a ocorrência de melhorias substanciais em sua formação profissional e mudanças em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Esse instrumento, respondido on-line, foi aplicado duas vezes: no início e ao final do Programa. Os dados receberam vários processamentos estatísticos para que se pudesse obter uma síntese das informações, identificando eventuais diferenças de opiniões em relação aos aspectos investigados por local de estudo e por universidade. Os resultados mostraram que os principais benefícios advindos do Programa foram, de acordo com os professores, a oportunidade de reflexão a respeito da profissão docente, a fundamentação teórica adquirida e a maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Críticas foram também tecidas, em especial no que concerne ao tempo disponível que os discentes que acumulavam dupla jornada de trabalho tinham para leituras e estudos; ao insuficiente preparo do tutor para orientá-los; e à complexidade dos textos escritos, que dificultava a compreensão dos temas abordados. Aprimorar esses aspectos parece ser necessário para que os objetivos traçados possam ser alcançados, atendendo-se, sobretudo, às expectativas criadas. |
id |
FCC-2_58363b323ed6747dbec52150ae694c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2092 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externaFormação SuperiorAvaliação De CursoMídias InterativasEste trabalho tem como objetivo descrever a avaliação feita por professores do ensino fundamental (com habilitação em nível médio) acerca de um curso de formação superior, em nível de licenciatura, até então inédito no país. O Programa de Educação Continuada/Formação Universitária (PEC/FU) foi desenvolvido de modo presencial, utilizando diferentes mídias interativas: videoconferências, teleconferências, trabalho monitorado, vivências educadoras e oficinas culturais. Para avaliar a opinião dos alunos sobre o curso, uma série de estudos foi realizada. Descrevem-se, aqui, apenas os resultados obtidos por meio de dois opinionários, compostos de questões fechadas, sobre a relação que os alunos-professores estabeleceram entre sua participação no Programa, a ocorrência de melhorias substanciais em sua formação profissional e mudanças em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Esse instrumento, respondido on-line, foi aplicado duas vezes: no início e ao final do Programa. Os dados receberam vários processamentos estatísticos para que se pudesse obter uma síntese das informações, identificando eventuais diferenças de opiniões em relação aos aspectos investigados por local de estudo e por universidade. Os resultados mostraram que os principais benefícios advindos do Programa foram, de acordo com os professores, a oportunidade de reflexão a respeito da profissão docente, a fundamentação teórica adquirida e a maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Críticas foram também tecidas, em especial no que concerne ao tempo disponível que os discentes que acumulavam dupla jornada de trabalho tinham para leituras e estudos; ao insuficiente preparo do tutor para orientá-los; e à complexidade dos textos escritos, que dificultava a compreensão dos temas abordados. Aprimorar esses aspectos parece ser necessário para que os objetivos traçados possam ser alcançados, atendendo-se, sobretudo, às expectativas criadas.Fundação Carlos Chagas2007-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209210.18222/eae183720072092Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 91-1141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2092/2051Davis, ClaudiaEsposito, YaraNunes, Marina Muniz RossaNunes, Cesar Augusto do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2092Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
title |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
spellingShingle |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa Davis, Claudia Formação Superior Avaliação De Curso Mídias Interativas |
title_short |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
title_full |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
title_fullStr |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
title_full_unstemmed |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
title_sort |
Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa |
author |
Davis, Claudia |
author_facet |
Davis, Claudia Esposito, Yara Nunes, Marina Muniz Rossa Nunes, Cesar Augusto do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Esposito, Yara Nunes, Marina Muniz Rossa Nunes, Cesar Augusto do Amaral |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davis, Claudia Esposito, Yara Nunes, Marina Muniz Rossa Nunes, Cesar Augusto do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Superior Avaliação De Curso Mídias Interativas |
topic |
Formação Superior Avaliação De Curso Mídias Interativas |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação feita por professores do ensino fundamental (com habilitação em nível médio) acerca de um curso de formação superior, em nível de licenciatura, até então inédito no país. O Programa de Educação Continuada/Formação Universitária (PEC/FU) foi desenvolvido de modo presencial, utilizando diferentes mídias interativas: videoconferências, teleconferências, trabalho monitorado, vivências educadoras e oficinas culturais. Para avaliar a opinião dos alunos sobre o curso, uma série de estudos foi realizada. Descrevem-se, aqui, apenas os resultados obtidos por meio de dois opinionários, compostos de questões fechadas, sobre a relação que os alunos-professores estabeleceram entre sua participação no Programa, a ocorrência de melhorias substanciais em sua formação profissional e mudanças em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Esse instrumento, respondido on-line, foi aplicado duas vezes: no início e ao final do Programa. Os dados receberam vários processamentos estatísticos para que se pudesse obter uma síntese das informações, identificando eventuais diferenças de opiniões em relação aos aspectos investigados por local de estudo e por universidade. Os resultados mostraram que os principais benefícios advindos do Programa foram, de acordo com os professores, a oportunidade de reflexão a respeito da profissão docente, a fundamentação teórica adquirida e a maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Críticas foram também tecidas, em especial no que concerne ao tempo disponível que os discentes que acumulavam dupla jornada de trabalho tinham para leituras e estudos; ao insuficiente preparo do tutor para orientá-los; e à complexidade dos textos escritos, que dificultava a compreensão dos temas abordados. Aprimorar esses aspectos parece ser necessário para que os objetivos traçados possam ser alcançados, atendendo-se, sobretudo, às expectativas criadas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2092 10.18222/eae183720072092 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2092 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183720072092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2092/2051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 91-114 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420271079424 |