Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência. |
id |
FCC-2_5c0a8fd6c85d558839e93be959a0efd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2833 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagensEVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICAO objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/283310.18222/eae255720142833Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-3331984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833/2706Lima, Juliana de MeloLeal, Telma Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T13:52:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2833Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T13:52:25Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
title |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
spellingShingle |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens Lima, Juliana de Melo EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA |
title_short |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
title_full |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
title_fullStr |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
title_sort |
Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens |
author |
Lima, Juliana de Melo |
author_facet |
Lima, Juliana de Melo Leal, Telma Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Telma Ferraz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Juliana de Melo Leal, Telma Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA |
topic |
EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833 10.18222/eae255720142833 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255720142833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833/2706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421929926656 |