Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marlisa Bernardi de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Castanhel Peron, Luciana del, Desidério, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2036
Resumo: Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos desse nível de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevante, tanto do ponto de vista da reflexão teórica quanto da prática educativa.
id FCC-2_630df55e50fe41a3e2c29d43870f4910
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2036
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do ParanáAvaliação da AprendizagemRelações Professor-AlunosProcesso de Ensino-AprendizagemEste trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos desse nível de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevante, tanto do ponto de vista da reflexão teórica quanto da prática educativa.Fundação Carlos Chagas2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203610.18222/eae204420092036Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 389-410Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 389-410Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 389-410Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 389-410Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 389-4101984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2036/1995Almeida, Marlisa Bernardi deCastanhel Peron, Luciana delDesidério, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2036Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:16Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
title Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
spellingShingle Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
Almeida, Marlisa Bernardi de
Avaliação da Aprendizagem
Relações Professor-Alunos
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
title_full Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
title_fullStr Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
title_full_unstemmed Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
title_sort Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná
author Almeida, Marlisa Bernardi de
author_facet Almeida, Marlisa Bernardi de
Castanhel Peron, Luciana del
Desidério, Ricardo
author_role author
author2 Castanhel Peron, Luciana del
Desidério, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marlisa Bernardi de
Castanhel Peron, Luciana del
Desidério, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Relações Professor-Alunos
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Avaliação da Aprendizagem
Relações Professor-Alunos
Processo de Ensino-Aprendizagem
description Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos desse nível de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevante, tanto do ponto de vista da reflexão teórica quanto da prática educativa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2036
10.18222/eae204420092036
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2036
identifier_str_mv 10.18222/eae204420092036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2036/1995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 389-410
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 44 (2009); 389-410
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 44 (2009); 389-410
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 44 (2009); 389-410
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 44 (2009); 389-410
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420195581952