Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Conceição Monteiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2646
Resumo: Trata-se de um estudo das concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens. Para tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente ajudaram-nos a analisar e a refletir sobre esta temática, tendo em conta a sua grande complexidade, o contexto educativo português e ainda a responsabilidade imputada ao papel do professor enquanto avaliador. A avaliação, ao longo dos tempos, comportou várias direções em função das finalidades que dela se pretendiam e, por isso, efectuou-se uma abordagem ao conceito de avaliação e à sua evolução, tentando compreender as mudanças mais significativas. Desenvolveu-se ainda neste estudo uma abordagem à evolução do quadro legal português sobre a avaliação das aprendizagens, desde a publicação da Lei n.º 46/86 de 14 de outubro – Lei de Bases do Sistema Educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo os sujeitos do estudo, 95 professores do 1.º ciclo de ensino básico de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às suas concepções da prática avaliativa, constatou-se que os professores têm consciência que a avaliação das aprendizagens não é uma tarefa fácil e que o processo avaliativo como intervenção pedagógica feita para ajudar os alunos a melhorar as suas aprendizagens, é uma realidade.
id RCAP_3e1aa201a8baaa26ca76c39361890b1e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagensAprendizagemAvaliaçãoAlunosEnsino básico 1º cicloProfessoresTrata-se de um estudo das concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens. Para tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente ajudaram-nos a analisar e a refletir sobre esta temática, tendo em conta a sua grande complexidade, o contexto educativo português e ainda a responsabilidade imputada ao papel do professor enquanto avaliador. A avaliação, ao longo dos tempos, comportou várias direções em função das finalidades que dela se pretendiam e, por isso, efectuou-se uma abordagem ao conceito de avaliação e à sua evolução, tentando compreender as mudanças mais significativas. Desenvolveu-se ainda neste estudo uma abordagem à evolução do quadro legal português sobre a avaliação das aprendizagens, desde a publicação da Lei n.º 46/86 de 14 de outubro – Lei de Bases do Sistema Educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo os sujeitos do estudo, 95 professores do 1.º ciclo de ensino básico de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às suas concepções da prática avaliativa, constatou-se que os professores têm consciência que a avaliação das aprendizagens não é uma tarefa fácil e que o processo avaliativo como intervenção pedagógica feita para ajudar os alunos a melhorar as suas aprendizagens, é uma realidade.It is a study of the conceptions of teachers of the 1st cycle of basic education, on the evaluation of learning. For this, there was a theoretically based research of several authors that provided us with valuable information and insight on the analysis of the data later gathered, taking into account its great complexity, context of Portuguese education, and the huge responsibility given to the teachers while evaluating. The concept and perspective of evaluation evolved throughout the course of time, depending on the purpose for which it was wanted and, therefore, the approach of this study is to try to understand the most significant changes in the concept and evaluation and its evolution. Parallel to this investigation a study was made on the evolution of the Portuguese legal system, after the promulgation of the Lei n.º 46/86, 14 de outubro – “Lei de Bases do Sistema Educativo”. A quantitative approach for methodology was adopted, based on surveys on 95 teachers of the 1st cycle of basic education from Viseu, Portugal. After analyzing the data collected from the surveys, it was concluded that most teachers are aware that evaluation is neither linear nor an easy task, and they endeav-our to teach the students how to learn.2013-08-26T11:47:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2646pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Maria Conceição Monteiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:23.226290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
title Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
spellingShingle Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
Cardoso, Maria Conceição Monteiro
Aprendizagem
Avaliação
Alunos
Ensino básico 1º ciclo
Professores
title_short Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
title_full Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
title_fullStr Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
title_full_unstemmed Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
title_sort Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
author Cardoso, Maria Conceição Monteiro
author_facet Cardoso, Maria Conceição Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria Conceição Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação
Alunos
Ensino básico 1º ciclo
Professores
topic Aprendizagem
Avaliação
Alunos
Ensino básico 1º ciclo
Professores
description Trata-se de um estudo das concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens. Para tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente ajudaram-nos a analisar e a refletir sobre esta temática, tendo em conta a sua grande complexidade, o contexto educativo português e ainda a responsabilidade imputada ao papel do professor enquanto avaliador. A avaliação, ao longo dos tempos, comportou várias direções em função das finalidades que dela se pretendiam e, por isso, efectuou-se uma abordagem ao conceito de avaliação e à sua evolução, tentando compreender as mudanças mais significativas. Desenvolveu-se ainda neste estudo uma abordagem à evolução do quadro legal português sobre a avaliação das aprendizagens, desde a publicação da Lei n.º 46/86 de 14 de outubro – Lei de Bases do Sistema Educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo os sujeitos do estudo, 95 professores do 1.º ciclo de ensino básico de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às suas concepções da prática avaliativa, constatou-se que os professores têm consciência que a avaliação das aprendizagens não é uma tarefa fácil e que o processo avaliativo como intervenção pedagógica feita para ajudar os alunos a melhorar as suas aprendizagens, é uma realidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-08-26T11:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2646
url http://hdl.handle.net/10348/2646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140840333312