Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Depresbiteris, Léa
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274
Resumo: A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.
id FCC-2_7e6163c9369ce5a46775aa1f9339fe90
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2274
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de ProgramasAvaliação da AprendizagemFormação ProfissionalCurrículosAvaliação do ProgramaA autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.Fundação Carlos Chagas1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/227410.18222/eae01519972274Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 55-801984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274/2225Depresbiteris, Léainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:20:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2274Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
title Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
spellingShingle Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
Depresbiteris, Léa
Avaliação da Aprendizagem
Formação Profissional
Currículos
Avaliação do Programa
title_short Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
title_full Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
title_fullStr Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
title_full_unstemmed Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
title_sort Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
author Depresbiteris, Léa
author_facet Depresbiteris, Léa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Depresbiteris, Léa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Formação Profissional
Currículos
Avaliação do Programa
topic Avaliação da Aprendizagem
Formação Profissional
Currículos
Avaliação do Programa
description A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274
10.18222/eae01519972274
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274
identifier_str_mv 10.18222/eae01519972274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274/2225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 55-80
Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80
Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 55-80
Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 55-80
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421063802880