Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274 |
Resumo: | A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos. |
id |
FCC-2_7e6163c9369ce5a46775aa1f9339fe90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2274 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de ProgramasAvaliação da AprendizagemFormação ProfissionalCurrículosAvaliação do ProgramaA autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.Fundação Carlos Chagas1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/227410.18222/eae01519972274Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 55-80Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 55-801984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274/2225Depresbiteris, Léainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:20:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2274Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
title |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
spellingShingle |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas Depresbiteris, Léa Avaliação da Aprendizagem Formação Profissional Currículos Avaliação do Programa |
title_short |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
title_full |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
title_fullStr |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
title_sort |
Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas |
author |
Depresbiteris, Léa |
author_facet |
Depresbiteris, Léa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depresbiteris, Léa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Formação Profissional Currículos Avaliação do Programa |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Formação Profissional Currículos Avaliação do Programa |
description |
A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274 10.18222/eae01519972274 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae01519972274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2274/2225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 55-80 Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 55-80 Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 55-80 Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 55-80 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421063802880 |