Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251 |
Resumo: | As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis. |
id |
FCC-2_aeeed62903cf648e81d90d258ccf4d5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2251 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliaçãoAvaliação da AprendizagemMetodologiaTestes.As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis.Fundação Carlos Chagas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/225110.18222/eae01819982251Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 33-681984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251/2206Depresbiteris, Léainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:17:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2251Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:17:54Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
title |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
spellingShingle |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação Depresbiteris, Léa Avaliação da Aprendizagem Metodologia Testes. |
title_short |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
title_full |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
title_fullStr |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
title_full_unstemmed |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
title_sort |
Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação |
author |
Depresbiteris, Léa |
author_facet |
Depresbiteris, Léa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depresbiteris, Léa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Metodologia Testes. |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Metodologia Testes. |
description |
As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251 10.18222/eae01819982251 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae01819982251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251/2206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 33-68 Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68 Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 33-68 Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 33-68 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421042831360 |