Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Depresbiteris, Léa
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251
Resumo: As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis.
id FCC-2_aeeed62903cf648e81d90d258ccf4d5d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2251
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliaçãoAvaliação da AprendizagemMetodologiaTestes.As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis.Fundação Carlos Chagas1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/225110.18222/eae01819982251Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 33-68Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 33-681984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251/2206Depresbiteris, Léainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:17:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2251Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:17:54Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
title Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
spellingShingle Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
Depresbiteris, Léa
Avaliação da Aprendizagem
Metodologia
Testes.
title_short Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
title_full Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
title_fullStr Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
title_full_unstemmed Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
title_sort Confissões de uma educadora: o longo caminho de um aprendizado de avaliação
author Depresbiteris, Léa
author_facet Depresbiteris, Léa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Depresbiteris, Léa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Metodologia
Testes.
topic Avaliação da Aprendizagem
Metodologia
Testes.
description As confissões da autora refletem a experiência de uma educadora preocupada com a aprendizagem de crianças e jovens; por outro lado, acusam, igualmente, cautela na apresentação dos procedimentos avaliativos para constatação dessa aprendizagem. Inicialmente, as confissões revelam momentos de sua formação e indicam autores nacionais e estrangeiros que influenciaram o seu pensamento docimológico, expondo alguns de seus posicionamentos teóricos. Depois, passam a oferecer articuladas observações visando a responder perguntas que tem apresentado a si mesma: - qual a diferença entre avaliar o ensino e avaliar a aprendizagem? o que são critérios de avaliação? qual a diferença entre teste e prova? que outros tipos de instrumentos e técnicas existem para avaliar o desempenho dos alunos? como se avaliam os resultados da avaliação da aprendizagem? A todas essas perguntas a autora responde com ponderações e ilustrações, assinalando, entretanto, que outras respostas são igualmente possíveis.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251
10.18222/eae01819982251
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251
identifier_str_mv 10.18222/eae01819982251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2251/2206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 18 (1998); 33-68
Estudos em Avaliação Educacional; No. 18 (1998); 33-68
Estudos em Avaliação Educacional; N. 18 (1998); 33-68
Estudos em Avaliação Educacional; n. 18 (1998); 33-68
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421042831360