Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845 |
Resumo: | Este artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar. |
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Indicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilizaçãoAVALIAÇÃO EDUCACIONAL • CURRÍCULO •RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAREste artigo analisa oito grupos focais, dos quais participaram 27 gestores escolares e 36 professores das redes municipais de ensino dos municípios vizinhos Rio de Janeiro e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a percepção dos profissionais do ensino fundamental acerca das influências das avaliações externas no currículo escolar. Além de participar da Prova Brasil, ambos os municípios implementaram um sistema próprio de avaliação. O Rio de Janeiro tem uma política de bonificação salarial para os profissionais cujas escolas atingirem metas estabelecidas pela Prefeitura, ao passo que Duque de Caxias não promove políticas de alto impacto. Abordamos a discussão atual sobre as avaliações externas, bem como a discussão sobre o currículo nesse contexto. Ao final, problematizamos as abordagens que sugerem que as avaliações vêm constrangendo o trabalho docente e promovendo o estreitamento do currículo escolar.Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/284510.18222/eae255720142845Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-255Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 198-2551984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2845/2707Cerdeira, Diana Gomes da SilvaAlmeida, Andrea Baptista deCosta, Marcio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T13:43:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2845Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T13:43:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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