Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823 |
Resumo: | O artigo aborda a relação complexa entre pesquisa e políticas educacionais e propõe-se a fazer uma síntese do estado do conhecimento sobre formação inicial de professores nos cursos de graduação. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, discute os aspectos que mais recorrentemente emergem nesses trabalhos, a saber: improvisação de professores; ausência de uma política nacional específica para as licenciaturas; pouca atenção às pesquisas sobre o tema; diretrizes curriculares isoladas por curso; currículos fragmentados; estágios sem projeto e acompanhamento; aumento da oferta de cursos a distância; despreparo de docentes das instituições de ensino superior para formar professores; e características socioeducacionais e culturais dos estudantes, permanência e evasão nos cursos. Conclui que os impasses encontrados chamam por novas posturas institucionais e políticas mais vigorosas, e que as pesquisas têm muito a contribuir para isso. |
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Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionaisLICENCIATURA • PEDAGOGIA • FORMAÇÃODE PROFESSORES • ESTÁGIO • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAO artigo aborda a relação complexa entre pesquisa e políticas educacionais e propõe-se a fazer uma síntese do estado do conhecimento sobre formação inicial de professores nos cursos de graduação. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, discute os aspectos que mais recorrentemente emergem nesses trabalhos, a saber: improvisação de professores; ausência de uma política nacional específica para as licenciaturas; pouca atenção às pesquisas sobre o tema; diretrizes curriculares isoladas por curso; currículos fragmentados; estágios sem projeto e acompanhamento; aumento da oferta de cursos a distância; despreparo de docentes das instituições de ensino superior para formar professores; e características socioeducacionais e culturais dos estudantes, permanência e evasão nos cursos. Conclui que os impasses encontrados chamam por novas posturas institucionais e políticas mais vigorosas, e que as pesquisas têm muito a contribuir para isso. Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/282310.18222/eae255720142823Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 24-54Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 24-54Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 24-54Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 24-54Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 24-541984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823/2700Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T19:24:19Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2823Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-08-21T19:24:19Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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