A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Giseli Barreto da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marcel, Jules
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824
Resumo: Este artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. 
id FCC-2_d59649d8d4aefc1cd7aeb3de59db3217
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2824
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docenteDIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIAEste artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/282410.18222/eae255720142824Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824/2697Cruz, Giseli Barreto daMarcel, Julesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T19:30:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2824Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-08-21T19:30:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
title A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
spellingShingle A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
Cruz, Giseli Barreto da
DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA
title_short A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
title_full A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
title_fullStr A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
title_full_unstemmed A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
title_sort A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
author Cruz, Giseli Barreto da
author_facet Cruz, Giseli Barreto da
Marcel, Jules
author_role author
author2 Marcel, Jules
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Giseli Barreto da
Marcel, Jules
dc.subject.por.fl_str_mv DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA
topic DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA
description Este artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824
10.18222/eae255720142824
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824
identifier_str_mv 10.18222/eae255720142824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824/2697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421918392320