A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824 |
Resumo: | Este artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. |
id |
FCC-2_d59649d8d4aefc1cd7aeb3de59db3217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2824 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docenteDIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIAEste artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/282410.18222/eae255720142824Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824/2697Cruz, Giseli Barreto daMarcel, Julesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T19:30:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2824Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-08-21T19:30:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
title |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
spellingShingle |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente Cruz, Giseli Barreto da DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA |
title_short |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
title_full |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
title_fullStr |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
title_full_unstemmed |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
title_sort |
A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente |
author |
Cruz, Giseli Barreto da |
author_facet |
Cruz, Giseli Barreto da Marcel, Jules |
author_role |
author |
author2 |
Marcel, Jules |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Giseli Barreto da Marcel, Jules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA |
topic |
DIDÁTICA • FORMAÇÃO DE PROFESSORES • PROFESSOR REFERENCIAL • DOCÊNCIA |
description |
Este artigo discute o papel da didática na formação de professorespara a escola contemporânea. O objetivo do estudo consiste emanalisar as visões de estudantes sobre as práticas didáticas deprofessores formadores indicados por eles como referenciais.Para atender ao proposto, foi produzido um questionário comquestões abertas e fechadas, disponibilizado virtualmente aosestudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foramexaminados de acordo com a análise de conteúdo e discutidos apartir do que defendem Shulman (2005), em seus estudos sobre abase de conhecimentos profissionais da docência, e Cunha (2012)e André (1995), no que tange às práticas do bom professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824 10.18222/eae255720142824 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255720142824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2824/2697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 56-82 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421918392320 |