Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1994 |
Resumo: | A avaliação educacional e, mais especificamente, a avaliação de disciplinas geram polêmicas no âmbito da educação superior, a começar pelos instrumentos utilizados. Este artigo tem por objetivo apresentar as etapas do processo de desenvolvimento e de validação de um instrumento de avaliação para disciplinas de graduação, utilizando técnicas oriundas da Psicometria. Elaborou-se um instrumento simples e pouco extenso que contemplasse três dimensões específicas: 1) aspectos gerais da disciplina; 2) ação de ensino do professor; e 3) auto avaliação (ação do aluno). Dentre as técnicas utilizadas no processo de validação, destacam-se a realização de reuniões com especialistas e o uso de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Regressão. Os resultados obtidos com base em um conjunto de 151.220 instrumentos, preenchidos por 32.124 estudantes em três períodos letivos, revelaram que o instrumento proposto apresenta qualidades psicométricas desejáveis relativamente à sua validação e fidedignidade. Adicionalmente, sustenta-se que a avaliação de disciplinas não seja vista como um processo desconectado do projeto pedagógico institucional, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas no desenvolvimento do instrumento e na condução do processo, com base em uma perspectiva de avaliação formativa, orientada à promoção da aprendizagem dos estudantes. |
id |
FCC-2_de79320548d968ce018a630a631db4bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1994 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superiorEnsino SuperiorAvaliação da EducaçãoPsicometriaAvaliação da AprendizagemA avaliação educacional e, mais especificamente, a avaliação de disciplinas geram polêmicas no âmbito da educação superior, a começar pelos instrumentos utilizados. Este artigo tem por objetivo apresentar as etapas do processo de desenvolvimento e de validação de um instrumento de avaliação para disciplinas de graduação, utilizando técnicas oriundas da Psicometria. Elaborou-se um instrumento simples e pouco extenso que contemplasse três dimensões específicas: 1) aspectos gerais da disciplina; 2) ação de ensino do professor; e 3) auto avaliação (ação do aluno). Dentre as técnicas utilizadas no processo de validação, destacam-se a realização de reuniões com especialistas e o uso de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Regressão. Os resultados obtidos com base em um conjunto de 151.220 instrumentos, preenchidos por 32.124 estudantes em três períodos letivos, revelaram que o instrumento proposto apresenta qualidades psicométricas desejáveis relativamente à sua validação e fidedignidade. Adicionalmente, sustenta-se que a avaliação de disciplinas não seja vista como um processo desconectado do projeto pedagógico institucional, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas no desenvolvimento do instrumento e na condução do processo, com base em uma perspectiva de avaliação formativa, orientada à promoção da aprendizagem dos estudantes. Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/199410.18222/eae224820111994Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 91-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 91-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 91-113Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 91-113Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 91-1131984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1994/1964Bittencourt, Hélio RadkeCreutzberg, MarionRodrigues, Alziro César de MoraisCasartelli, Alam de OliveiraFreitas, Ana Lúcia Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1994Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
title |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior Bittencourt, Hélio Radke Ensino Superior Avaliação da Educação Psicometria Avaliação da Aprendizagem |
title_short |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
title_full |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
title_sort |
Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior |
author |
Bittencourt, Hélio Radke |
author_facet |
Bittencourt, Hélio Radke Creutzberg, Marion Rodrigues, Alziro César de Morais Casartelli, Alam de Oliveira Freitas, Ana Lúcia Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Creutzberg, Marion Rodrigues, Alziro César de Morais Casartelli, Alam de Oliveira Freitas, Ana Lúcia Souza de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Hélio Radke Creutzberg, Marion Rodrigues, Alziro César de Morais Casartelli, Alam de Oliveira Freitas, Ana Lúcia Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Avaliação da Educação Psicometria Avaliação da Aprendizagem |
topic |
Ensino Superior Avaliação da Educação Psicometria Avaliação da Aprendizagem |
description |
A avaliação educacional e, mais especificamente, a avaliação de disciplinas geram polêmicas no âmbito da educação superior, a começar pelos instrumentos utilizados. Este artigo tem por objetivo apresentar as etapas do processo de desenvolvimento e de validação de um instrumento de avaliação para disciplinas de graduação, utilizando técnicas oriundas da Psicometria. Elaborou-se um instrumento simples e pouco extenso que contemplasse três dimensões específicas: 1) aspectos gerais da disciplina; 2) ação de ensino do professor; e 3) auto avaliação (ação do aluno). Dentre as técnicas utilizadas no processo de validação, destacam-se a realização de reuniões com especialistas e o uso de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Regressão. Os resultados obtidos com base em um conjunto de 151.220 instrumentos, preenchidos por 32.124 estudantes em três períodos letivos, revelaram que o instrumento proposto apresenta qualidades psicométricas desejáveis relativamente à sua validação e fidedignidade. Adicionalmente, sustenta-se que a avaliação de disciplinas não seja vista como um processo desconectado do projeto pedagógico institucional, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas no desenvolvimento do instrumento e na condução do processo, com base em uma perspectiva de avaliação formativa, orientada à promoção da aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1994 10.18222/eae224820111994 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1994 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224820111994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1994/1964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 91-113 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 91-113 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 91-113 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 91-113 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 91-113 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i48 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419860037632 |