Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Ana Maria Porto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ceroni, Mary Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472
Resumo: Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição.
id FCC-2_eb28101348bbe73801b263a1245998c5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2472
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacionalavaliaçãoqualidadeauto-avaliaçãoformação continuadaBaseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição. Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/247210.18222/eae193920082472Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 115-1301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472/2426Castanheira, Ana Maria PortoCeroni, Mary Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:27:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2472Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T19:27:27Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
title Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
spellingShingle Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
Castanheira, Ana Maria Porto
avaliação
qualidade
auto-avaliação
formação continuada
title_short Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
title_full Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
title_fullStr Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
title_full_unstemmed Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
title_sort Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
author Castanheira, Ana Maria Porto
author_facet Castanheira, Ana Maria Porto
Ceroni, Mary Rosane
author_role author
author2 Ceroni, Mary Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Ana Maria Porto
Ceroni, Mary Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
qualidade
auto-avaliação
formação continuada
topic avaliação
qualidade
auto-avaliação
formação continuada
description Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472
10.18222/eae193920082472
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472
identifier_str_mv 10.18222/eae193920082472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 115-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 115-130
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 115-130
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421509447680