Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472 |
Resumo: | Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição. |
id |
FCC-2_eb28101348bbe73801b263a1245998c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2472 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacionalavaliaçãoqualidadeauto-avaliaçãoformação continuadaBaseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição. Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/247210.18222/eae193920082472Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 115-130Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 115-1301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472/2426Castanheira, Ana Maria PortoCeroni, Mary Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:27:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2472Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T19:27:27Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
title |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
spellingShingle |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional Castanheira, Ana Maria Porto avaliação qualidade auto-avaliação formação continuada |
title_short |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
title_full |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
title_fullStr |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
title_full_unstemmed |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
title_sort |
Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional |
author |
Castanheira, Ana Maria Porto |
author_facet |
Castanheira, Ana Maria Porto Ceroni, Mary Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Ceroni, Mary Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Ana Maria Porto Ceroni, Mary Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação qualidade auto-avaliação formação continuada |
topic |
avaliação qualidade auto-avaliação formação continuada |
description |
Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472 10.18222/eae193920082472 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae193920082472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2472/2426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 115-130 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 115-130 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 115-130 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 115-130 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421509447680 |