Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988 |
Resumo: | O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas. |
id |
FCC-2_efbd5291a1c51076e1286c3ef1a77402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1988 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básicaPráticas PedagógicasEnsino de MatemáticaQuestionárioEscalasO estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198810.18222/eae224820111988Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 29-521984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988/1961Ortigão, Maria Isabel Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1988Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
title |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
spellingShingle |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica Ortigão, Maria Isabel Ramalho Práticas Pedagógicas Ensino de Matemática Questionário Escalas |
title_short |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
title_full |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
title_fullStr |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
title_full_unstemmed |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
title_sort |
Análise das práticas de professores de matemática da educação básica |
author |
Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
author_facet |
Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Ensino de Matemática Questionário Escalas |
topic |
Práticas Pedagógicas Ensino de Matemática Questionário Escalas |
description |
O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988 10.18222/eae224820111988 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224820111988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988/1961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 29-52 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 29-52 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 29-52 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i48 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419855843328 |