Análise das práticas de professores de matemática da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988
Resumo: O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.
id FCC-2_efbd5291a1c51076e1286c3ef1a77402
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1988
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise das práticas de professores de matemática da educação básicaPráticas PedagógicasEnsino de MatemáticaQuestionárioEscalasO estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198810.18222/eae224820111988Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 29-52Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 29-521984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988/1961Ortigão, Maria Isabel Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1988Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
title Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
spellingShingle Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Questionário
Escalas
title_short Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
title_full Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
title_fullStr Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
title_full_unstemmed Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
title_sort Análise das práticas de professores de matemática da educação básica
author Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author_facet Ortigão, Maria Isabel Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortigão, Maria Isabel Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Questionário
Escalas
topic Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Questionário
Escalas
description O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988
10.18222/eae224820111988
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988
identifier_str_mv 10.18222/eae224820111988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1988/1961
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 29-52
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 29-52
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 29-52
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 29-52
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i48
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419855843328