Influência de sintomas ansiosos no desempenho acadêmico de formandos de medicina /Influence of anxious symptoms in academic performance of graduates of medicine in a test of medical residence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marafanti, ísis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: D"™Elia, Gilberto, Pinheiro, Maria Carolina Pedalino, Cordeiro, Quirino, Alves, Tânia Correa de Toledo Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
Texto Completo: http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/215
Resumo: Introdução: A ansiedade é um estado emocional que sendo em ní­veis normais é considerada uma propulsora do desempenho, entretanto quando em ní­veis patológicos pode desencadear paradoxalmente uma piora importante na performance. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a relação entre os ní­veis de ansiedade e o desempenho em uma turma do último ano da faculdade de medicina no concurso de ingresso a residência médica. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para avaliação dos sintomas de ansiedade foi o inventário de ansiedade de Spielberger et alem sua forma traço (IDATE-T), sendo a análise dos resultados realizada pelo teste do qui-quadrado e t-student. Resultado: Como resultados observou-se que variáveis, tal como sexo, idade, uso de medicamentos, horas de sono, tabagismo, trabalho e anos de cursinho não mostraram diferenças estatisticamente significante quando comparadas ao desempenho nas provas. Todos os alunos participantes do estudo mostraram um traço de ansiedade moderado a grave. Quando essas variáveis foram comparadas em relação ao desempenho, o grau de ansiedade não se mostrou um preditor desta performance. Discussão: Quando se considera a relação ansiedade e desempenho deve-se considerar a administração desta ansiedade (coping) e não somente os ní­veis dela em si. Conclusão: No estudo os ní­veis de ansiedade não se mostraram preditores do desempenho acadêmico em formandos de medicina, embora a prevalência de ansiedade moderada e grave tenha sido bastante significativa.Descritores: Ansiedade de desempenho, Estresse psicológico, Traço de Ansiedade, Estado de ansiedade, Estudantes de medicina Abstract Introduction: A
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