Influência de sintomas ansiosos no desempenho acadêmico de formandos de medicina /Influence of anxious symptoms in academic performance of graduates of medicine in a test of medical residence
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
Texto Completo: | http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/215 |
Resumo: | Introdução: A ansiedade é um estado emocional que sendo em níveis normais é considerada uma propulsora do desempenho, entretanto quando em níveis patológicos pode desencadear paradoxalmente uma piora importante na performance. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho em uma turma do último ano da faculdade de medicina no concurso de ingresso a residência médica. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para avaliação dos sintomas de ansiedade foi o inventário de ansiedade de Spielberger et alem sua forma traço (IDATE-T), sendo a análise dos resultados realizada pelo teste do qui-quadrado e t-student. Resultado: Como resultados observou-se que variáveis, tal como sexo, idade, uso de medicamentos, horas de sono, tabagismo, trabalho e anos de cursinho não mostraram diferenças estatisticamente significante quando comparadas ao desempenho nas provas. Todos os alunos participantes do estudo mostraram um traço de ansiedade moderado a grave. Quando essas variáveis foram comparadas em relação ao desempenho, o grau de ansiedade não se mostrou um preditor desta performance. Discussão: Quando se considera a relação ansiedade e desempenho deve-se considerar a administração desta ansiedade (coping) e não somente os níveis dela em si. Conclusão: No estudo os níveis de ansiedade não se mostraram preditores do desempenho acadêmico em formandos de medicina, embora a prevalência de ansiedade moderada e grave tenha sido bastante significativa.Descritores: Ansiedade de desempenho, Estresse psicológico, Traço de Ansiedade, Estado de ansiedade, Estudantes de medicina Abstract Introduction: A |
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Influência de sintomas ansiosos no desempenho acadêmico de formandos de medicina /Influence of anxious symptoms in academic performance of graduates of medicine in a test of medical residenceIntrodução: A ansiedade é um estado emocional que sendo em níveis normais é considerada uma propulsora do desempenho, entretanto quando em níveis patológicos pode desencadear paradoxalmente uma piora importante na performance. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho em uma turma do último ano da faculdade de medicina no concurso de ingresso a residência médica. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para avaliação dos sintomas de ansiedade foi o inventário de ansiedade de Spielberger et alem sua forma traço (IDATE-T), sendo a análise dos resultados realizada pelo teste do qui-quadrado e t-student. Resultado: Como resultados observou-se que variáveis, tal como sexo, idade, uso de medicamentos, horas de sono, tabagismo, trabalho e anos de cursinho não mostraram diferenças estatisticamente significante quando comparadas ao desempenho nas provas. Todos os alunos participantes do estudo mostraram um traço de ansiedade moderado a grave. Quando essas variáveis foram comparadas em relação ao desempenho, o grau de ansiedade não se mostrou um preditor desta performance. Discussão: Quando se considera a relação ansiedade e desempenho deve-se considerar a administração desta ansiedade (coping) e não somente os níveis dela em si. Conclusão: No estudo os níveis de ansiedade não se mostraram preditores do desempenho acadêmico em formandos de medicina, embora a prevalência de ansiedade moderada e grave tenha sido bastante significativa.Descritores: Ansiedade de desempenho, Estresse psicológico, Traço de Ansiedade, Estado de ansiedade, Estudantes de medicina Abstract Introduction: AFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo2018-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/215Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 58 n. 1 (2013): Jan/Abr; 18-231809-30190101-6067reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinstacron:FCMSCSPporhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/215/227Copyright (c) 2018 Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarafanti, ísisD"™Elia, GilbertoPinheiro, Maria Carolina PedalinoCordeiro, QuirinoAlves, Tânia Correa de Toledo Ferraz2021-09-29T04:54:08Zoai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/215Revistahttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSPONGhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/oaiarquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br||1809-30190101-6067opendoar:2021-09-29T04:54:08Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulofalse |
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Introdução: A ansiedade é um estado emocional que sendo em níveis normais é considerada uma propulsora do desempenho, entretanto quando em níveis patológicos pode desencadear paradoxalmente uma piora importante na performance. Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho em uma turma do último ano da faculdade de medicina no concurso de ingresso a residência médica. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para avaliação dos sintomas de ansiedade foi o inventário de ansiedade de Spielberger et alem sua forma traço (IDATE-T), sendo a análise dos resultados realizada pelo teste do qui-quadrado e t-student. Resultado: Como resultados observou-se que variáveis, tal como sexo, idade, uso de medicamentos, horas de sono, tabagismo, trabalho e anos de cursinho não mostraram diferenças estatisticamente significante quando comparadas ao desempenho nas provas. Todos os alunos participantes do estudo mostraram um traço de ansiedade moderado a grave. Quando essas variáveis foram comparadas em relação ao desempenho, o grau de ansiedade não se mostrou um preditor desta performance. Discussão: Quando se considera a relação ansiedade e desempenho deve-se considerar a administração desta ansiedade (coping) e não somente os níveis dela em si. Conclusão: No estudo os níveis de ansiedade não se mostraram preditores do desempenho acadêmico em formandos de medicina, embora a prevalência de ansiedade moderada e grave tenha sido bastante significativa.Descritores: Ansiedade de desempenho, Estresse psicológico, Traço de Ansiedade, Estado de ansiedade, Estudantes de medicina Abstract Introduction: A |
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