Comunidades do conhecimento: a experiência do Centro de Documentação e Informação com a metodologia Design Thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Raphael da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Judite, Paiva, Christiane Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/959
Resumo: ResumoRelato de experiência da Biblioteca da Câmara dos Deputados no uso da metodologia Design Thinking, uma ferramenta de inovação corporativa focada em empatia, na qual as pessoas são posicionadas no centro das questões a serem solucionadas. Em 2015, o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (Cedi), órgão do qual a Biblioteca faz parte, decidiu utilizar uma nova forma de identificar as necessidades de informação de seus usuários. Até então, essa tarefa havia sido realizada exclusivamente com base nas metodologias tradicionais dos estudos de usuários. A área selecionada para participar desse projeto piloto foi a Consultoria Legislativa. Da aplicação do Design Thinking originou-se um produto chamado Comunidade do Conhecimento, um mini portal, com pesquisas prontas (atualizadas automaticamente), notícias, eventos, dados estatísticos, indicadores, publicações eletrônicas e fórum. Resultou também deste trabalho, um acordo de serviços entre os órgãos diretamente envolvidos no desenvolvimento e uso das Comunidades. Este documento traz os papéis e as responsabilidades de cada órgão, bem como das atividades que lhes cabem realizar. Um dos desafios que se apresentam é a busca de outra plataforma que abrigue as comunidades, que traga maior liberdade para alteração de design, padrões visuais e inserir elementos interativos, rendendo ao serviço maiores recursos, dinamicidade e uma aparência mais atraente para o usuário. Palavras-chaves: Design Thinking. Inovação. Biblioteca parlamentar. Câmara dos Deputados
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