Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiza Baptista
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sanches, Tatiana, Matos, Gaspar, Torres, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821
Resumo: O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.
id FEBAB-1_a81643711c3632b5cd505c3120f99b9b
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/821
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de LisboaBibliotecas UniversitáriasAtendimento em bibliotecasAvaliação de bibliotecasComportamento dos utilizadoresISO 164392014(E)O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 123-1371980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821/655Copyright (c) 2017 Luiza Baptista Melo, Tatiana Sanches, Gaspar Matos, Patrícia Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Luiza BaptistaSanches, TatianaMatos, GasparTorres, Patrícia2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/821Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
title Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
spellingShingle Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
Melo, Luiza Baptista
Bibliotecas Universitárias
Atendimento em bibliotecas
Avaliação de bibliotecas
Comportamento dos utilizadores
ISO 16439
2014(E)
title_short Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
title_full Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
title_fullStr Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
title_full_unstemmed Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
title_sort Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
author Melo, Luiza Baptista
author_facet Melo, Luiza Baptista
Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
Torres, Patrícia
author_role author
author2 Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
Torres, Patrícia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luiza Baptista
Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
Torres, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas Universitárias
Atendimento em bibliotecas
Avaliação de bibliotecas
Comportamento dos utilizadores
ISO 16439
2014(E)
topic Bibliotecas Universitárias
Atendimento em bibliotecas
Avaliação de bibliotecas
Comportamento dos utilizadores
ISO 16439
2014(E)
description O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821/655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Luiza Baptista Melo, Tatiana Sanches, Gaspar Matos, Patrícia Torres
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Luiza Baptista Melo, Tatiana Sanches, Gaspar Matos, Patrícia Torres
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 123-137
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777184219136