Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23707 |
Resumo: | O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores. |
id |
RCAP_21406998486a340d1f11f2ba71b0ba7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de LisboaBibliotecas universitáriasAtendimento em bibliotecasAvaliação de bibliotecasComportamento dos utilizadoresISO 16439:2014(E)O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.Este trabalho é co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização) através do projeto CIDEHUS – UID/HIS/00057/2013 (POCI-01-0145-FEDER-007702)FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários2018-12-13T15:46:45Z2018-12-132017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23707http://hdl.handle.net/10174/23707porMELO, Luiza Baptista, SANCHES, Tatiana; MATOS, Gaspar, TORRES, Patrícia - Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD, 13 :123-137, 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821>.Baptistandndnd720Melo, LuizaSanches, TatianaMatos, GasparTorres, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:44.388398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
title |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
spellingShingle |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa Melo, Luiza Bibliotecas universitárias Atendimento em bibliotecas Avaliação de bibliotecas Comportamento dos utilizadores ISO 16439:2014(E) |
title_short |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
title_full |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
title_fullStr |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
title_sort |
Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa |
author |
Melo, Luiza |
author_facet |
Melo, Luiza Sanches, Tatiana Matos, Gaspar Torres, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Tatiana Matos, Gaspar Torres, Patrícia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Luiza Sanches, Tatiana Matos, Gaspar Torres, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas universitárias Atendimento em bibliotecas Avaliação de bibliotecas Comportamento dos utilizadores ISO 16439:2014(E) |
topic |
Bibliotecas universitárias Atendimento em bibliotecas Avaliação de bibliotecas Comportamento dos utilizadores ISO 16439:2014(E) |
description |
O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-12-13T15:46:45Z 2018-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23707 http://hdl.handle.net/10174/23707 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MELO, Luiza Baptista, SANCHES, Tatiana; MATOS, Gaspar, TORRES, Patrícia - Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD, 13 :123-137, 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821>. Baptista nd nd nd 720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários |
publisher.none.fl_str_mv |
FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136599388192768 |