Os espaços das bibliotecas académicas como caminho para o conhecimento: um estude de caso na Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, Gaspar, Torres, Patrícia, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23720
Resumo: Os espaços das bibliotecas evoluem como resposta às múltiplas adaptações a que estes serviços são sujeitos. O crescente número de livros impressos, a abertura a públicos diversos, a adoção de tecnologias de forma transversal, e mesmo o acesso aberto, têm sido aspetos geradores da necessidade de pensar os edifícios e adaptar os espaços, refletindo na sua conceção novos circuitos e interações, ao mesmo tempo que se assistem a outras dinâmicas sociais. O processo de avaliação das bibliotecas tem sido reconhecido como um instrumento útil e válido para compreender e intervir nestes serviços. Na verdade, as metodologias de avaliação permitem preparar ações futuras para implementar melhorias, também ao nível dos espaços. O presente estudo parte da observação de duas bibliotecas académicas da Universidade de Lisboa (Faculdade de Medicina Dentária - FMD e Faculdade de Psicologia - FP e do Instituto de Educação - IE) para verificar, descrever e explicar como os espaços das bibliotecas universitárias são utilizados e de que forma se consegue compreender, a partir desta utilização, o comportamento dos utilizadores. Para tal foi realizado um questionário em linha, via Internet, com base nas normas internacionais ISO 16439: 2014 - Information and documentation -- Methods and procedures for assessing the impact of libraries. A partir da análise dos dados desenvolve-se uma reflexão que articula os conceitos de espaços de biblioteca em contexto universitário, e o comportamento dos utilizadores em relação à informação. Library spaces develop in response to multiple adjustments these services must make. The growing number of printed books, opening to diverse publics, adopting technologies transversely, and even open access have all generated the need to think over buildings and adapt areas, reflecting new circuits and interactions in their design, while at the same time attention is given to other social dynamics. The library assessment process has been recognised as a useful and valid tool to understand and take action in these services. Indeed, assessment methodologies allow future actions to be prepared in order to implement improvements, including at the level of areas. Through the observation of two academic libraries of the University of Lisbon (Faculdade de Medicina Dentária - FMD and Faculdade de Psicologia - FP e do Instituto de Educação - IE) this study seeks to verify, describe and explain how the areas of university libraries are used and how users’ behaviour can be understand from this use. For this purpose an online survey was carried out, based on the ISO 16439 international standards: 2014 - Information and documentation -- Methods and procedures for assessing the impact of libraries. The data analysis provides a reflection which articulates the concepts of library areas in an academic context, and user behaviour regarding information.
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