As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Elisângela Ladeira de Moura, Fernandes, Juliana Cristina da Costa, Lima, Emmanuela Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489
Resumo: A Competência em Informação compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que o indivíduo reconheça a necessidade da informação, quando e como acessá-la, avaliá-la criticamente, organizá-la para utilizá-la de forma ética e eficiente para elaboração de conhecimentos. A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A educação profissional e tecnológica visa uma articulação no dinamismo histórico-cultural das sociedades em busca da formação humana integral. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende apresentar a teoria da aprendizagem de Vygotsky como possibilidade para o desenvolvimento da competência em informação, por meio de um produto educacional, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com a fundamentação teórica baseada em revisão de literatura para elucidar os conceitos da teoria da aprendizagem de Vygotsky e da Competência em Informação com foco na educação profissional e tecnológica. Concluiu-se que a teoria vygostyana traz contribuições significativas no que tange ao desenvolvimento da competência em informação para que os estudantes da educação profissional e tecnológica se tornem indivíduos críticos e reflexivos que possam atuar na sociedade podendo transformá-la.
id FEBAB-1_ce9d7dfc003107f2d3e95c2c8beca558
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1489
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informaçãoCompetência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.A Competência em Informação compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que o indivíduo reconheça a necessidade da informação, quando e como acessá-la, avaliá-la criticamente, organizá-la para utilizá-la de forma ética e eficiente para elaboração de conhecimentos. A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A educação profissional e tecnológica visa uma articulação no dinamismo histórico-cultural das sociedades em busca da formação humana integral. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende apresentar a teoria da aprendizagem de Vygotsky como possibilidade para o desenvolvimento da competência em informação, por meio de um produto educacional, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com a fundamentação teórica baseada em revisão de literatura para elucidar os conceitos da teoria da aprendizagem de Vygotsky e da Competência em Informação com foco na educação profissional e tecnológica. Concluiu-se que a teoria vygostyana traz contribuições significativas no que tange ao desenvolvimento da competência em informação para que os estudantes da educação profissional e tecnológica se tornem indivíduos críticos e reflexivos que possam atuar na sociedade podendo transformá-la.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021); 1-151980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489/1334Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Letícia RodriguesAndrade, Elisângela Ladeira de MouraFernandes, Juliana Cristina da CostaLima, Emmanuela Ferreira de2021-12-21T12:20:55Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1489Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2021-12-21T12:20:55RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
title As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
spellingShingle As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
Santos, Letícia Rodrigues
Competência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.
title_short As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
title_full As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
title_fullStr As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
title_full_unstemmed As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
title_sort As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação
author Santos, Letícia Rodrigues
author_facet Santos, Letícia Rodrigues
Andrade, Elisângela Ladeira de Moura
Fernandes, Juliana Cristina da Costa
Lima, Emmanuela Ferreira de
author_role author
author2 Andrade, Elisângela Ladeira de Moura
Fernandes, Juliana Cristina da Costa
Lima, Emmanuela Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Letícia Rodrigues
Andrade, Elisângela Ladeira de Moura
Fernandes, Juliana Cristina da Costa
Lima, Emmanuela Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.
topic Competência em informação. Lev Vygotsky. Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional e tecnológica.
description A Competência em Informação compreende um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que o indivíduo reconheça a necessidade da informação, quando e como acessá-la, avaliá-la criticamente, organizá-la para utilizá-la de forma ética e eficiente para elaboração de conhecimentos. A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A educação profissional e tecnológica visa uma articulação no dinamismo histórico-cultural das sociedades em busca da formação humana integral. Nesta perspectiva, o presente trabalho pretende apresentar a teoria da aprendizagem de Vygotsky como possibilidade para o desenvolvimento da competência em informação, por meio de um produto educacional, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, com a fundamentação teórica baseada em revisão de literatura para elucidar os conceitos da teoria da aprendizagem de Vygotsky e da Competência em Informação com foco na educação profissional e tecnológica. Concluiu-se que a teoria vygostyana traz contribuições significativas no que tange ao desenvolvimento da competência em informação para que os estudantes da educação profissional e tecnológica se tornem indivíduos críticos e reflexivos que possam atuar na sociedade podendo transformá-la.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489/1334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021); 1-15
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319779519397888