Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, João Arlindo dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zaninelli, Thais Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005
Resumo: A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente.
id FEBAB-1_dbf65a6a6b2803f377482f7223e24bcd
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1005
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham LincolnBiblioteca escolarInovação em serviços de informaçãoInovação em bibliotecasMovimento makerMarkerspace.A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2633-26561980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005/962Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninellihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Neto, João Arlindo dosZaninelli, Thais Batista2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1005Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
title Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
spellingShingle Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
Santos Neto, João Arlindo dos
Biblioteca escolar
Inovação em serviços de informação
Inovação em bibliotecas
Movimento maker
Markerspace.
title_short Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
title_full Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
title_fullStr Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
title_full_unstemmed Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
title_sort Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
author Santos Neto, João Arlindo dos
author_facet Santos Neto, João Arlindo dos
Zaninelli, Thais Batista
author_role author
author2 Zaninelli, Thais Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, João Arlindo dos
Zaninelli, Thais Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Inovação em serviços de informação
Inovação em bibliotecas
Movimento maker
Markerspace.
topic Biblioteca escolar
Inovação em serviços de informação
Inovação em bibliotecas
Movimento maker
Markerspace.
description A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005/962
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninelli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninelli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2633-2656
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777998962688