Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005 |
Resumo: | A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente. |
id |
FEBAB-1_dbf65a6a6b2803f377482f7223e24bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1005 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham LincolnBiblioteca escolarInovação em serviços de informaçãoInovação em bibliotecasMovimento makerMarkerspace.A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2633-26561980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005/962Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninellihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Neto, João Arlindo dosZaninelli, Thais Batista2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1005Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
title |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
spellingShingle |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln Santos Neto, João Arlindo dos Biblioteca escolar Inovação em serviços de informação Inovação em bibliotecas Movimento maker Markerspace. |
title_short |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
title_full |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
title_fullStr |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
title_sort |
Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln |
author |
Santos Neto, João Arlindo dos |
author_facet |
Santos Neto, João Arlindo dos Zaninelli, Thais Batista |
author_role |
author |
author2 |
Zaninelli, Thais Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Neto, João Arlindo dos Zaninelli, Thais Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Inovação em serviços de informação Inovação em bibliotecas Movimento maker Markerspace. |
topic |
Biblioteca escolar Inovação em serviços de informação Inovação em bibliotecas Movimento maker Markerspace. |
description |
A inclusão do Makerspace em bibliotecas além de ser uma tendência também constitui uma necessidade no âmbito dos serviços informacionais. O artigo discute a biblioteca escolar como espaço de encontro e criatividade para a geração Z visando o estímulo de ideias e a criação de projetos. Como objetivo geral investiga a inclusão de um makerspace numa biblioteca escolar. Como objetivos específicos evidencia as vantagens associadas a este novo conceito de serviço, indica diretrizes para inclusão de um makerspace em bibliotecas e apresenta um estudo de caso de sucesso. De natureza exploratória, com abordagem qualitativa, o artigo é fundamentado em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica e utiliza a metodologia do estudo de caso. Como resultados reconhece que o Makerspace seduz os usuários a partir de suas ferramentas e da sua proposta conceitual. Conclui que as bibliotecas escolares precisam inovar seus produtos e serviços para garantir uma procura maior e permanência dos usuários em seu ambiente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1005/962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninelli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 João Arlindo dos Santos Neto, Thais Batista Zaninelli https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 2633-2656 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777998962688 |