Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alice Idália Rodrigues dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zattar, Marianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644
Resumo: Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.
id FEBAB-1_dc97866d738dcdc4581decd58b3c9cb0
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1644
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemiaCovid-19 no BrasilEnsino RemotoEducação à distânciaCompetência em InformaçãoCompetência em Mídia e Informação.Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-161980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644/1275Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alice Idália Rodrigues dosZattar, Marianna2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1644Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
title Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
spellingShingle Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
Santos, Alice Idália Rodrigues dos
Covid-19 no Brasil
Ensino Remoto
Educação à distância
Competência em Informação
Competência em Mídia e Informação.
title_short Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
title_full Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
title_fullStr Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
title_full_unstemmed Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
title_sort Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
author Santos, Alice Idália Rodrigues dos
author_facet Santos, Alice Idália Rodrigues dos
Zattar, Marianna
author_role author
author2 Zattar, Marianna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alice Idália Rodrigues dos
Zattar, Marianna
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19 no Brasil
Ensino Remoto
Educação à distância
Competência em Informação
Competência em Mídia e Informação.
topic Covid-19 no Brasil
Ensino Remoto
Educação à distância
Competência em Informação
Competência em Mídia e Informação.
description Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644/1275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-16
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1766785677504020480