Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas. |
id |
FEBAB-1_dc97866d738dcdc4581decd58b3c9cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1644 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemiaCovid-19 no BrasilEnsino RemotoEducação à distânciaCompetência em InformaçãoCompetência em Mídia e Informação.Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-161980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644/1275Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alice Idália Rodrigues dosZattar, Marianna2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1644Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
title |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
spellingShingle |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia Santos, Alice Idália Rodrigues dos Covid-19 no Brasil Ensino Remoto Educação à distância Competência em Informação Competência em Mídia e Informação. |
title_short |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
title_full |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
title_fullStr |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
title_sort |
Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia |
author |
Santos, Alice Idália Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Alice Idália Rodrigues dos Zattar, Marianna |
author_role |
author |
author2 |
Zattar, Marianna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alice Idália Rodrigues dos Zattar, Marianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 no Brasil Ensino Remoto Educação à distância Competência em Informação Competência em Mídia e Informação. |
topic |
Covid-19 no Brasil Ensino Remoto Educação à distância Competência em Informação Competência em Mídia e Informação. |
description |
Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-16 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1766785677504020480 |