Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofer, Elza
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003).
id FECAP-0_4c20025caadf5c52aae20cd786ca665f
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/617
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratórioState universities and colleges - Paraná (Brazil : State)Accounting - Study and teaching (Higher)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Universidades e faculdades estaduais - ParanáCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003).The purpose of this work consists of the exploratory study over the teaching of Introductory Accounting at the State Universities of Parana. It aims to identify the qualification of the docent, teaching strategies and instructional resources and ways of evaluation, the contents and bibliography in order to identify the current situation of the Teaching of Introductory Accounting at Universities. In order to obtain the data, structured questionnaires and interviews were elaborated. At the present, there are 65 accounting courses in the state of Parana, from which 8 are implemented at State Universities. The docent is made up of ten teachers in which six are Masters and four are Specialists. They use diversified teaching strategies as well as quite updated resources. The teaching strategy used the most is the expositive class, where the instructional resources are the board and the retroprojector, and the written form of evaluation is the most used. The contents present a few divergences among the teaching institutions researched.The most used bibliography : (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al 1997), (MARION, 2004 ) and (IUOiCIBUS et. al. 2003)FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Slomski, ValmorCPF:52587401968http://lattes.cnpq.br/9175066076902408Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Hofer, Elza2015-12-04T11:45:27Z2010-04-172004-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfHOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:05Zoai:tede.fecap.br:tede/617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
title Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
spellingShingle Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
Hofer, Elza
State universities and colleges - Paraná (Brazil : State)
Accounting - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
title_full Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
title_fullStr Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
title_sort Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
author Hofer, Elza
author_facet Hofer, Elza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Slomski, Valmor
CPF:52587401968
http://lattes.cnpq.br/9175066076902408
Weffort, Elionor Farah Jreige
CPF:14773512806
http://lattes.cnpq.br/3929537799335350
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofer, Elza
dc.subject.por.fl_str_mv State universities and colleges - Paraná (Brazil : State)
Accounting - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic State universities and colleges - Paraná (Brazil : State)
Accounting - Study and teaching (Higher)
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003).
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-05
2010-04-17
2015-12-04T11:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617
identifier_str_mv HOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330084605952