Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003). |
id |
FECAP-0_4c20025caadf5c52aae20cd786ca665f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/617 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratórioState universities and colleges - Paraná (Brazil : State)Accounting - Study and teaching (Higher)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Universidades e faculdades estaduais - ParanáCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003).The purpose of this work consists of the exploratory study over the teaching of Introductory Accounting at the State Universities of Parana. It aims to identify the qualification of the docent, teaching strategies and instructional resources and ways of evaluation, the contents and bibliography in order to identify the current situation of the Teaching of Introductory Accounting at Universities. In order to obtain the data, structured questionnaires and interviews were elaborated. At the present, there are 65 accounting courses in the state of Parana, from which 8 are implemented at State Universities. The docent is made up of ten teachers in which six are Masters and four are Specialists. They use diversified teaching strategies as well as quite updated resources. The teaching strategy used the most is the expositive class, where the instructional resources are the board and the retroprojector, and the written form of evaluation is the most used. The contents present a few divergences among the teaching institutions researched.The most used bibliography : (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al 1997), (MARION, 2004 ) and (IUOiCIBUS et. al. 2003)FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Slomski, ValmorCPF:52587401968http://lattes.cnpq.br/9175066076902408Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Hofer, Elza2015-12-04T11:45:27Z2010-04-172004-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfHOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:05Zoai:tede.fecap.br:tede/617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
title |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório Hofer, Elza State universities and colleges - Paraná (Brazil : State) Accounting - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Universidades e faculdades estaduais - Paraná CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
title_full |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
title_sort |
Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório |
author |
Hofer, Elza |
author_facet |
Hofer, Elza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo CPF:01402220812 http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 Slomski, Valmor CPF:52587401968 http://lattes.cnpq.br/9175066076902408 Weffort, Elionor Farah Jreige CPF:14773512806 http://lattes.cnpq.br/3929537799335350 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofer, Elza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
State universities and colleges - Paraná (Brazil : State) Accounting - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Universidades e faculdades estaduais - Paraná CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
State universities and colleges - Paraná (Brazil : State) Accounting - Study and teaching (Higher) Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Universidades e faculdades estaduais - Paraná CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O objetivo deste trabalho consiste no estudo exploratório sobre o ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Estaduais do Paraná. Busca identificar a qualificação docente, as estratégias de ensino, os recursos instrucionais e a forma de avaliação utilizados, o conteúdo ministrado e a bibliografia adotada para identificar a situação atual do Ensino de Contabilidade Introdutória nas citadas Universidades. Para coletar os dados foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas estruturadas. Atualmente, o Paraná possui 65 cursos de Ciências Contábeis, dos quais 8 implantados nas Universidades Estaduais. O quadro docente que ministra a disciplina Contabilidade Introdutória é composto de dez professores. Destes, seis são mestres e quatro especialistas. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas e já dispõem de recursos bastante atualizados. A estratégia de ensino mais utilizada, ainda é a aula expositiva. Os recursos instrucionais concentram-se, basicamente, no quadro-de-giz e retroprojetor. A forma de avaliação mais utilizada é a prova escrita. Os conteúdos ministrados apresentam poucas divergências entre as instituições de ensino pesquisadas. As obras mais utilizadas são: (EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA-USP, 1998), (FAVERO, et al. 1997), (MARION, 2004) e (IUDÍCIBUS, et al. 2003). |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-05 2010-04-17 2015-12-04T11:45:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617 |
identifier_str_mv |
HOFER, Elza. Ensino de Contabilidade introdutória nos cursos de Ciências Contábeis das universidades estaduais do Paraná : um estudo exploratório. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado - BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850330084605952 |