Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896 |
Resumo: | As situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão. |
id |
FECAP-0_5f7364a61ea602e9e1a47ae22df41800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/896 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábilContabilidade – Estudo e ensinoProfessores universitários – FormaçãoPrática de ensinoConflitosAccounting - Study and teachingCollege teachers - Training ofCIÊNCIAS CONTÁBEISAs situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão.Conflicting situations of educational practice, experienced by teachers, point out dilemmas and / or interesting experiences, the events that occurred in a given context are described in detail. As a reflexive tool, practical situations allow the teacher to rethink his actions and recall the knowledge mobilized in the face of the situation, to later be analyzed, discussed, rethought and modified by other teachers. The present study aimed to analyze the types of knowledge present in conflicting situations of teaching practice experienced by teachers who work in an undergraduate course in the Accounting area. For this, a descriptive research with a qualitative approach was carried out, whose data were collected through an in-depth interview with three teachers who proposed them to collaborate; the data were analyzed using the content analysis method. It was possible to verify that the problems identified in the three narratives deal with the following themes: a) Gatekeeper as a strategy for the management of learning in Higher Education; b) Resilience and professionalism in the presentation of a new university class format; and c) The student's daily life as an opportunity for the practical meaning of the contents. Depending on the problems detected and the strategies adopted, three types of situations were identified: a) Precedent (P01R); b) Precedent and Parable (P02C); c) Precedent (P03L). It was also found that, in some difficult issues, teachers mobilized a set of knowledge and skills, which proved to be plural, heterogeneous and from different sources, as follows: pedagogical knowledge of the content; knowledge of the curriculum; general pedagogical knowledge; knowledge-in-action-and-about-action; knowledge of students and their characteristics; knowledge of the purposes and values of education. When facing conflicting situations, teachers mobilized and put into action knowledge, skills, beliefs and values, explaining them, recognizing them and trying to modify them to meet the demands and complexities of teaching. It was concluded that conflicting situations are presented as a powerful tool for the professional development of teachers and for a better understanding of the learning process of the profession.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159LOPES, Ana Lúcia de SouzaJésus de Lisboa, GOMESANDRADE, Ana Carolina Sardi2021-09-15T17:59:33Z2021-09-152021-09-15T17:59:33Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896porANDRADE, Ana Carolina Sardi. Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-15T17:59:33Zoai:tede.fecap.br:123456789/896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-15T17:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
title |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
spellingShingle |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil ANDRADE, Ana Carolina Sardi Contabilidade – Estudo e ensino Professores universitários – Formação Prática de ensino Conflitos Accounting - Study and teaching College teachers - Training of CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
title_full |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
title_fullStr |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
title_full_unstemmed |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
title_sort |
Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil |
author |
ANDRADE, Ana Carolina Sardi |
author_facet |
ANDRADE, Ana Carolina Sardi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SLOMSKI, Vilma Geni http://lattes.cnpq.br/4037547425398159 LOPES, Ana Lúcia de Souza Jésus de Lisboa, GOMES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Ana Carolina Sardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade – Estudo e ensino Professores universitários – Formação Prática de ensino Conflitos Accounting - Study and teaching College teachers - Training of CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Contabilidade – Estudo e ensino Professores universitários – Formação Prática de ensino Conflitos Accounting - Study and teaching College teachers - Training of CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
As situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 2021-09-15T17:59:33Z 2021-09-15 2021-09-15T17:59:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Ana Carolina Sardi. Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327787175936 |