Fatores explicativos à síndrome do impostor dos estudantes de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Fagner Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4619
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que explicam a síndrome do impostor nos acadêmicos de Ciências Contábeis. A síndrome do impostor foi descoberta depois de estudos feitos pelas pesquisadoras Clance e Imes em 1978, onde estudaram mais de cem mulheres que, embora apresentassem sucesso acadêmico e profissional, se consideravam impostoras porque acreditavam que seu sucesso era graças a sua personalidade e habilidades sociais, criando uma fachada enganosa de inteligência. Para a realização deste estudo, utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis de três universidades federais do Brasil. A amostra foi composta por 355 estudantes do curso presencial de graduação em ciências contábeis, que responderam totalmente o questionário. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas sobre o gênero, idade, semestre e tempo de estudo. Foram incluídas no questionário perguntas sobre fenômeno impostor. Foram utilizados como procedimentos estatísticos para obtenção dos resultados, a análise fatorial exploratória e a regressão múltipla. Após analisar os dados coletados nesta pesquisa, concluiu-se que o fator gênero foi o único que existe relação com a síndrome do impostor, sendo assim, os estudantes do sexo masculino possuem menor nível de fenômeno do impostor em relação aos estudantes do gênero feminino.
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A síndrome do impostor foi descoberta depois de estudos feitos pelas pesquisadoras Clance e Imes em 1978, onde estudaram mais de cem mulheres que, embora apresentassem sucesso acadêmico e profissional, se consideravam impostoras porque acreditavam que seu sucesso era graças a sua personalidade e habilidades sociais, criando uma fachada enganosa de inteligência. Para a realização deste estudo, utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis de três universidades federais do Brasil. A amostra foi composta por 355 estudantes do curso presencial de graduação em ciências contábeis, que responderam totalmente o questionário. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas sobre o gênero, idade, semestre e tempo de estudo. Foram incluídas no questionário perguntas sobre fenômeno impostor. Foram utilizados como procedimentos estatísticos para obtenção dos resultados, a análise fatorial exploratória e a regressão múltipla. Após analisar os dados coletados nesta pesquisa, concluiu-se que o fator gênero foi o único que existe relação com a síndrome do impostor, sendo assim, os estudantes do sexo masculino possuem menor nível de fenômeno do impostor em relação aos estudantes do gênero feminino.The objective of this work was to identify the factors that explain the impostor syndrome in Accounting students. The imposter syndrome was discovered after studies by researchers Clance and Imes in 1978, where they studied more than one hundred women who, although they had academic and professional success, considered themselves imposters because they believed that their success was thanks to their personality and social skills, creating a deceptive facade of intelligence. To carry out this study, documentary and questionnaire procedures applied to accounting science students from three federal universities in Brazil. The sample consisted of 355 students from the on-campus Accounting Science Course, who fully answered the questionnaire. As a data collection instrument, a questionnaire with questions about gender, age, semester and time of study was used. Questions about the imposter phenomenon were included in the questionnaire. The Doornik-Hansen Normality test, the KMO, Bartlett and Omega test of McDonald's, which is an alternative test to Cronbach's Alpha, were used as statistical procedures to obtain the results. After analyzing the data collected in this research, it was concluded that the gender factor was the only one that has a relationship with the imposter syndrome, therefore, male students have a lower level of imposter phenomenon compared to female students.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-09-03T12:53:38Z No. of bitstreams: 1 FagnerMartinsSimão.pdf: 438992 bytes, checksum: e2fc03d2d3461c2d5d086d57010ae63f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-03T12:53:38Z (GMT). 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