Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Paulo Divino Cesar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553
Resumo: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive dos docentes. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, determinando uma possível relação entre a utilização destas práticas à titulação ou idade dos docentes. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma Instituição de Ensino Superior de cunho estadual, localizada em Aparecida de Goiânia - Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa R. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a 40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100% dos respondentes. Todos têm acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisam informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). Não houve relação entre as práticas adotadas e o título do profissional e a idade do professor, de uma maneira geral constatou-se que os professores adotam procedimentos pedagógicos tradicionais, porém tentam utilizar/inserir as TIC em suas práticas, 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC, considerando as mudanças atuais a qual passa a profissão. No que concerne às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizarem as tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para suas utilizações nas atividades acadêmicas. Os docentes são proativos frente às TIC (querem utilizar) e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimentos na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentariam a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.
id FECAP-0_667915bb4d81b05e883b3b965d43d176
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/553
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeisAccountancy - Study and teaching (Higher)Digital mediaStudent teachingInformation technology - Study and teaching (Higher)Contabilidade Estudo e ensino (Superior)Mídia digitalPrática de ensinoTecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive dos docentes. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, determinando uma possível relação entre a utilização destas práticas à titulação ou idade dos docentes. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma Instituição de Ensino Superior de cunho estadual, localizada em Aparecida de Goiânia - Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa R. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a 40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100% dos respondentes. Todos têm acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisam informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). Não houve relação entre as práticas adotadas e o título do profissional e a idade do professor, de uma maneira geral constatou-se que os professores adotam procedimentos pedagógicos tradicionais, porém tentam utilizar/inserir as TIC em suas práticas, 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC, considerando as mudanças atuais a qual passa a profissão. No que concerne às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizarem as tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para suas utilizações nas atividades acadêmicas. Os docentes são proativos frente às TIC (querem utilizar) e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimentos na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentariam a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in professional activities including teaching. In view of this aspect of the present work was proposed in order to evaluate the relationship between the professional profile, including teachers` titration and age of the Accounting course in a Higher Education Institution (HEI) and yours practices of education, especially the use of information and communication technologies. The research was conducted with Accounting Course teachers, who teach in a state higher education institution located in Aparecida de Goiânia - Goiás. A questionnaire was applied, adapted and validated to teachers. The quantitative data analysis was performed using the R program; through the analysis of the results, it was observed that 50% of teachers (50%) are males and (50%) were female, over age 40 years (60%). The information on knowledge level reported by teachers was intermediate in 100% of respondents. Everyone has access to the internet and use it to access electronic mail and bibliographical research (100%), followed by the use of social networks (64,28%). There was no grating between the practices adopted and the titration and the age of the teacher, in general it was found that teachers embrace conservative and traditional educational procedures, but seek to use ICT in their practices. 50% of the teachers try to include in accounting software in their practices, citing the need for professional training of accounting able to work with ICT, considering the current changes which passes the profession. As regards, the reported difficulties include difficulty in using existing technologies (64.28% who had no academic training for teaching practice) and inadequate infrastructure for their use in academic activities. Teachers have positive attitudes towards ICT (want to use) and familiarity with using computers, but agree that more investment in the infrastructure of the institution and training would increase the adoption of technology appropriately in academic activities.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Pereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Oliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Braga, Paulo Divino Cesar2015-12-03T18:35:34Z2015-07-242015-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRAGA, Paulo Divino Cesar. Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:47Zoai:tede.fecap.br:tede/553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
title Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
spellingShingle Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
Braga, Paulo Divino Cesar
Accountancy - Study and teaching (Higher)
Digital media
Student teaching
Information technology - Study and teaching (Higher)
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
Mídia digital
Prática de ensino
Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
title_full Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
title_fullStr Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
title_full_unstemmed Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
title_sort Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis
author Braga, Paulo Divino Cesar
author_facet Braga, Paulo Divino Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peters, Marcos Reinaldo Severino
CPF:02312039850
http://lattes.cnpq.br/2958522536547146
Pereira, Anisio Candido
CPF:04122291887
http://lattes.cnpq.br/5798574967417360
Oliveira, Antonio Benedito Silva
CPF:00378962884
http://lattes.cnpq.br/6607115615912231
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Paulo Divino Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Accountancy - Study and teaching (Higher)
Digital media
Student teaching
Information technology - Study and teaching (Higher)
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
Mídia digital
Prática de ensino
Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accountancy - Study and teaching (Higher)
Digital media
Student teaching
Information technology - Study and teaching (Higher)
Contabilidade Estudo e ensino (Superior)
Mídia digital
Prática de ensino
Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive dos docentes. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior, determinando uma possível relação entre a utilização destas práticas à titulação ou idade dos docentes. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma Instituição de Ensino Superior de cunho estadual, localizada em Aparecida de Goiânia - Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa R. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a 40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100% dos respondentes. Todos têm acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisam informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). Não houve relação entre as práticas adotadas e o título do profissional e a idade do professor, de uma maneira geral constatou-se que os professores adotam procedimentos pedagógicos tradicionais, porém tentam utilizar/inserir as TIC em suas práticas, 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC, considerando as mudanças atuais a qual passa a profissão. No que concerne às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizarem as tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para suas utilizações nas atividades acadêmicas. Os docentes são proativos frente às TIC (querem utilizar) e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimentos na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentariam a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T18:35:34Z
2015-07-24
2015-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Paulo Divino Cesar. Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553
identifier_str_mv BRAGA, Paulo Divino Cesar. Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior de ciências contábeis. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2015.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327749427200