O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653
Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer as principais causas que contribuem para as dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da UFMA nas disciplinas de Contabilidade Básica e Intermediária, ao ingressarem no curso, e identificar as técnicas de ensino que possam contribuir para o aprimoramento dessas disciplinas. Na tentativa de atingir o objetivo proposto no presente trabalho, optou-se por adotar metodologias de pesquisa de campo tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos iniciantes no curso e aos professores de Contabilidade. Os dados coletados permitiram uma comparação entre a situação dos cursos de Ciências Contábeis da UFMA, sediados em São Luis e Imperatriz. Os resultados mostram que uma grande parte dos alunos são do sexo masculino, solteiros, e, na faixa etária de 18 a 25 anos. Observa-se também que, a maioria dos docentes pesquisados utiliza a técnica da aula expositiva por meio do quadro-de-giz, e, é favorável à mudança da grade curricular. Na opinião, tanto dos docentes como dos discentes as condições de ensino do curso são inadequadas, o que contribui para a falta de motivação destes, Ao final deste estudo conclui-se que deverão ser promovidos por parte do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, cursos de aperfeiçoamento aos docentes principalmente na área de Didática e Metodologia de Ensino, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino das disciplinas objeto desse estudo.
id FECAP-0_86a20d15004a6d3658724b5a499bddd2
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/653
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do MaranhãoAccounting - Study and teaching (Higher)Universidade Federal do MaranhãoContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste trabalho tem por objetivo conhecer as principais causas que contribuem para as dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da UFMA nas disciplinas de Contabilidade Básica e Intermediária, ao ingressarem no curso, e identificar as técnicas de ensino que possam contribuir para o aprimoramento dessas disciplinas. Na tentativa de atingir o objetivo proposto no presente trabalho, optou-se por adotar metodologias de pesquisa de campo tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos iniciantes no curso e aos professores de Contabilidade. Os dados coletados permitiram uma comparação entre a situação dos cursos de Ciências Contábeis da UFMA, sediados em São Luis e Imperatriz. Os resultados mostram que uma grande parte dos alunos são do sexo masculino, solteiros, e, na faixa etária de 18 a 25 anos. Observa-se também que, a maioria dos docentes pesquisados utiliza a técnica da aula expositiva por meio do quadro-de-giz, e, é favorável à mudança da grade curricular. Na opinião, tanto dos docentes como dos discentes as condições de ensino do curso são inadequadas, o que contribui para a falta de motivação destes, Ao final deste estudo conclui-se que deverão ser promovidos por parte do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, cursos de aperfeiçoamento aos docentes principalmente na área de Didática e Metodologia de Ensino, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino das disciplinas objeto desse estudo.This research aims at identifying the reasons for the main difficulties faced by the novice students at UFMA's Accounting Course in the subjects Basic and Intermediate Accounting when they start the course. It also aims at identifying the teaching techniques that may contribute to the improvement of these subjects. To reach the proposed aims, field research methodologies were adopted, such as: literature review and questionnaires to novice students of the course as well as Accounting Professors. The data collected allowed us to make a comparison of the situation of UFMA's Accounting Courses in the cities of São Luis and Imperatriz. The findings show that a great part of the students are single males, with age varying from 18 to 25. They also show that most professors use the lecture technique and blackboard, and want a change in the curriculum of the course. Both professors and students think the course's teaching conditions are inadequate, what contributes to their lack of motivation. It was concluded that development courses in the Didactics and Teaching Methodology should be offered to the Academic Staff of UFMA by its Business Administration and Accounting Department, what may contribute to improve the teaching of the Basic and Intermediate Accounting subjects.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaOliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Cornachione Junior, Edgard BrunoCPF:12581472898http://lattes.cnpq.br/1395819956519533Peleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto2015-12-04T11:45:35Z2010-04-172004-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMOREIRA, Ivelise de Maria Mena Barreto. O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:14Zoai:tede.fecap.br:tede/653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
title O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
spellingShingle O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto
Accounting - Study and teaching (Higher)
Universidade Federal do Maranhão
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
title_full O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
title_fullStr O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
title_full_unstemmed O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
title_sort O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão
author Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto
author_facet Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Antonio Benedito Silva
CPF:00378962884
http://lattes.cnpq.br/6607115615912231
Cornachione Junior, Edgard Bruno
CPF:12581472898
http://lattes.cnpq.br/1395819956519533
Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ivelise de Maria Mena Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting - Study and teaching (Higher)
Universidade Federal do Maranhão
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Accounting - Study and teaching (Higher)
Universidade Federal do Maranhão
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Este trabalho tem por objetivo conhecer as principais causas que contribuem para as dificuldades encontradas pelos alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da UFMA nas disciplinas de Contabilidade Básica e Intermediária, ao ingressarem no curso, e identificar as técnicas de ensino que possam contribuir para o aprimoramento dessas disciplinas. Na tentativa de atingir o objetivo proposto no presente trabalho, optou-se por adotar metodologias de pesquisa de campo tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos iniciantes no curso e aos professores de Contabilidade. Os dados coletados permitiram uma comparação entre a situação dos cursos de Ciências Contábeis da UFMA, sediados em São Luis e Imperatriz. Os resultados mostram que uma grande parte dos alunos são do sexo masculino, solteiros, e, na faixa etária de 18 a 25 anos. Observa-se também que, a maioria dos docentes pesquisados utiliza a técnica da aula expositiva por meio do quadro-de-giz, e, é favorável à mudança da grade curricular. Na opinião, tanto dos docentes como dos discentes as condições de ensino do curso são inadequadas, o que contribui para a falta de motivação destes, Ao final deste estudo conclui-se que deverão ser promovidos por parte do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da UFMA, cursos de aperfeiçoamento aos docentes principalmente na área de Didática e Metodologia de Ensino, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino das disciplinas objeto desse estudo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-26
2010-04-17
2015-12-04T11:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Ivelise de Maria Mena Barreto. O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653
identifier_str_mv MOREIRA, Ivelise de Maria Mena Barreto. O ensino de contabilidade para os alunos iniciantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2004.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850329406177280